EUA acusam sargento por 17 mortes em chacina no Afeganistão
O sargento norte-americano Robert Bales, de 38 anos, se tornou na sexta-feira réu em 17 processos de homicídio doloso e 6 de tentativa de homicídio, por causa do massacre que ele cometeu neste mês no sul do Afeganistão, disseram fontes militares norte-americanas no país asiático. Bales, que esteve em quatro missões de combate fora dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sargento norte-americano Robert Bales, de 38 anos, se tornou na sexta-feira réu em 17 processos de homicídio doloso e 6 de tentativa de homicídio, por causa do massacre que ele cometeu neste mês no sul do Afeganistão, disseram fontes militares norte-americanas no país asiático.
Bales, que esteve em quatro missões de combate fora dos EUA, é acusado de ter aproveitado a escuridão para sair do seu quartel, na noite de 11 de março, e atacar civis indiscriminadamente em duas aldeias da região de Panjwai. Inicialmente havia a contagem de 16 vítimas fatais, mas o processo cita quatro homens, quatro mulheres e nove crianças entre os mortos.
Um homem, uma mulher e quatro crianças foram feridas por Bales. Autoridades afegãs disseram na sexta-feira que continuam contabilizando 16 mortos. Não se sabe a razão da discrepância. O incidente abalou seriamente as relações entre EUA e Afeganistão, e o presidente afegão, Hamid Karzai pediu que as forças da Otan desocupem as aldeias do país e parem de realizar incursões noturnas. Também na sexta-feira, o Taliban prometeu vingar o massacre. Bales está preso num quartel do Kansas, mas o processo judicial vai transcorrer na Base Conjunta Lewis-McChord, no Estado de Washington, onde ele serve. O advogado dele, John Henry Browne, sugeriu em entrevista a rede CBS que vai tentar desqualificar a acusação e alegar insanidade mental do seu cliente. “Vai ser uma acusação muito difícil de o governo provar, na minha opinião. Não há perícia no local do crime, não há DNA, não há impressões digitais. O estado mental afinal será definitivamente uma questão.”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.