EUA: 2ª melhor universidade do mundo pode ter centro no Brasil
O governo brasileiro e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education – começaram negociações para a instalação de um centro de pesquisa da instituição americana no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante após a visita ao MIT Media Lab, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo brasileiro e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education – começaram negociações para a instalação de um centro de pesquisa da instituição americana no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante após a visita ao MIT Media Lab, laboratório de pesquisa da instituição, nesta terça-feira, em Boston.
Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, as negociações para a abertura da possível sede do MIT no Brasil estão em andamento e ainda não há previsão sobre a cidade onde ela ficará. “Estamos agora concluindo as negociações e a presidenta deu integral apoio. Vamos ter uma escola do MIT no Brasil”.
Ainda de acordo com Mercadante, também não há previsão da data de quando o centro poderá ser inaugurado. “(Para) Tudo no Brasil nós temos pressa. Então depende do ritmo deles, o nosso vai ser bem acelerado”, disse. Durante a visita, foram assinados acordos entre o governo brasileiro, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o MIT para a ampliação de bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também assinou acordo com a universidade americana, com o objetivo de expandir a formação de engenheiros no Brasil. A presidente Dilma Rousseff enfatizou a importância da parceria com instituições de ensino americanas. “A parceria para o século 21 está baseada no conhecimento”, disse.
Segundo a direção do MIT, há um total de 58 estudantes brasileiros atualmente no instituto, sendo 10 de graduação, 40 de de pós-graduação e oito visitantes. Há também sete brasileiros em programas de pós-doutorado e três professores do Brasil. Ainda nesta terça-feira a comitiva brasileira visita a Universidade de Harvard, onde está prevista assinatura de outros acordos e um encontro da presidenta Dilma Rousseff com os estudantes brasileiros bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras que estão no país.
Programa
O Ciência sem Fronteiras busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras por meio do intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação – doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.
O programa estabelece a oferta de até 100 mil bolsas em quatro anos. Estudantes de graduação e pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil. Com informações da BBC Brasil.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.