Espanha e Itália fazem duelo de gigantes no grupo C da Eurocopa

As equipes da chave C fazem sua estreia na Eurocopa-2012 neste domingo, com o ‘clássico’ entre os dois últimos campeões mundiais, Espanha e Itália (às 13h00 no horário de Brasília), enquanto a Irlanda e a Croácia se enfrentam logo depois (às 15h45) sabendo que precisam da vitória para continuar sonhando com a classificação para as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As equipes da chave C fazem sua estreia na Eurocopa-2012 neste domingo, com o ‘clássico’ entre os dois últimos campeões mundiais, Espanha e Itália (às 13h00 no horário de Brasília), enquanto a Irlanda e a Croácia se enfrentam logo depois (às 15h45) sabendo que precisam da vitória para continuar sonhando com a classificação para as quartas de final.

Apesar dos desfalques do atacante David Villa e do zagueiro Carles Puyol, ambos do Barcelona, a Espanha é apontada como a grande favorita da competição e está motivada com o objetivo de defender o título que conquistou na Eurocopa-2008, na Áustria e na Suíça.

Já a Itália, tetracampeã mundial, enfrenta um período conturbado com o escândalo de manipulação de partidas que estourou no país nas últimas semanas.

Quando o técnico italiano Cesare Prandelli assumiu a ‘Squadra Azzurra’ em 2010, após o fracasso da última Copa do Mundo, na África do Sul, ele tentou mudar o estilo de jogo ao optar por um esquema mais ofensivo, inspirado pela tendência lançada justamente pela Espanha, seleção mais vitoriosa dos últimos anos.

No entanto, nas últimas partidas amistosas, o treinador voltou atrás, na maior tradição do ‘catenaccio’ italiano, com uma defesa formada por cinco jogadores, contra os quatro utlizados anteriormente.

Ao colocar a equipe na retranca, Prandelli espera surpreender a ‘Fúria’, seguindo o exemplo da Suíça, que surpreendeu os espanhóis na estreia da última Copa do Mundo ao vencer por 1 a 0 com um gol de contra-ataque, após apostar no famoso ‘ferrolho suíço’, inventado nos anos 30 pelo técnico austríaco Karl Rappan.

Além disso, a ‘Squadra Azzurra’ pode se basear na sua vitória por 2 a 1 sobre a Espanha, em amistoso disputado em Bari no último mês de agosto.

“Esta partida nos ajudou a ter uma noção do nosso nível em relação aos espanhóis. Mesmo assim, o resultado não significa nada para o jogo deste domingo, já que o contexto é bem diferente e a equipe deles tem jogadores experientes que podem decidir o jogo a qualquer momento”, declarou o técnico italiano.

Após o choque entre Espanha e Itália, irlandeses e croatas tentarão estrear na competição com pé direito antes de enfrentar os dois ‘gigantes’ da chave.

“Os primeiros 90 minutos terão um impacto muito importante sobre o resto do torneio. Precisamos ganhar esta primeira partida para levar a vantagem, mas a prioridade será de não perder”, avisou o técnico do ‘Irish Team’, o italiano Giovanni Trapattoni.

Qualquer que seja o resultado, ‘Trap’ entrará na história ao se tornar o treinador mais velho a comandar uma seleção na Eurocopa, com 73 anos e 85 dias.

Já a Croácia terá que superar diversos desfalques de última hora, como o atacante Ivica Olic, do Bayern de Munique, ou o meia Ivo Ilicevic.

O técnico Slaven Bilic poderá contar com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, segundo maior artilheiro da história do seu país de adoção, atrás do lendário Davor Suker.

“Para nós, essa será a partida mais importante da fase de grupos, se vencermos, teremos boas chances de disputar a vaga para as quartas de final”, declarou o meia Luka Modric, do Tottenham, maior estrela da equipe.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados