Equipes que participarão de resgate de reféns das Farc já estão em alerta
Uma equipe com 25 especialistas do Brasil e da Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) partiu hoje (30), por volta das 10h30, de Manaus (Amazonas) para São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia. A viagem faz parte da primeira etapa das operações de resgate de dez militares, mantidos como reféns das Forças Armadas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe com 25 especialistas do Brasil e da Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) partiu hoje (30), por volta das 10h30, de Manaus (Amazonas) para São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia.
A viagem faz parte da primeira etapa das operações de resgate de dez militares, mantidos como reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As operações de resgate ocorrerão nos dias 2 e 4, com intervalo de um dia.
Os nomes dos reféns que serão liberados só vão ser anunciados momentos antes das operações, segundo os organizadores. A porta-voz da CICV no Brasil, Sandra Lefcovich, disse à Agência Brasil que será a quarta vez que brasileiros participam dos resgastes. “Essa é a quarta operação humanitária que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) faz na Colômbia com o apoio logístico e técnico do governo brasileiro.
Ao longo dos anos, acumulamos juntos uma experiência muito importante, na qual o Brasil deu mostra de profissionalismo e dedicação em missões de extrema complexidade”, acrescentou. De acordo com a porta-voz, o trabalho do CICV é ser intermediário neutro entre as partes para o estabelecimento das condições de segurança, desenvolvendo ação humanitária e facilitando a coordenação de “todos os aspectos logísticos” para a liberação dos reféns.
Nessas operações serão dez reféns resgatados. Essas pessoas estão em poder das Farc há quase 14 anos, algumas foram capturados em 1998 e outras em 1999. São quatro militares e seis policiais.
O comando da guerrilha informou que são os últimos reféns em poder do grupo armado. Do Brasil, serão utilizados dois helicópteros Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, de Manaus, e equipes de apoio.
De São Gabriel da Cachoeira, o grupo sairá para Villavicencio, na Colômbia, aguardando as orientações para as operações que ocorrerão nos dias 2 e 4. Da Colômbia, participarão dois integrantes da organização Colombianos e Colombianas pela Paz – um deles é a ex- senadora Piedad Córdoba.
No último dia 12, os governos do Brasil e da Colômbia , além do CICV, firmaram protocolo de segurança e coordenação, definindo a suspensão e o cancelamento de atividades militares na área da missão humanitária.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.