Empreendedores do sul de MS aumentam faturamento em 36%
Aumentar o faturamento das indústrias do vestuário em 30% até dezembro de 2013. Esse era o principal objetivo de um grupo de indústrias do Estado que vem transformando o setor da moda e vestuário na região sul, atingido já no primeiro semestre de 2012, através do programa ‘Arranjo Produtivo Local (APL) Nova Costura’. Dentre outros […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aumentar o faturamento das indústrias do vestuário em 30% até dezembro de 2013. Esse era o principal objetivo de um grupo de indústrias do Estado que vem transformando o setor da moda e vestuário na região sul, atingido já no primeiro semestre de 2012, através do programa ‘Arranjo Produtivo Local (APL) Nova Costura’.
Dentre outros fatores, essa meta foi alcançada através da qualificação de mão-de-obra, fortalecimento da governança, da melhoria dos processos produtivos e na gestão das indústrias, em conjunto com o acesso a mercados e desenvolvimento de novos canais, destinados às micro e pequenas empresas do setor.
“Nosso foco agora é aumentar a produtividade dessas indústrias em 20% e adequar pelo menos 15% delas para captar novos mercados até 2013” estabelece Marcos Castro, gestor do projeto do Sebrae. De acordo com ele, para que isso aconteça serão adotadas ações de gestão e monitoramento do projeto, promoção comercial, capacitação dos empresários, com palestras específicas sobre linhas de crédito, sensibilização e consultorias, que incluem serviços financeiros e contábeis.
Além disso, serão desenvolvidas atividades que promovam o cooperativismo e associativismo bem como missões técnicas para feiras de renome no Estado, Paraná e Goiás. Em complemento, serão aplicados cursos voltados para a área.
“Nossa maior dificuldade é a busca por fornecedores, que não estão instalados aqui no Estado, devido à falta de incentivo necessário”, comenta Marcos. Da mesma forma pensa a empresária Marlene Izzo, ressaltando o direcionamento que o Sebrae oferece aos empreendedores, “através da criação de meios que levem os empresários a contatar os fornecedores fora do estado, e como comprar e atuar no ramo”.
O presidente do Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Sinvesul), Gilson Lomba, lembra que “temos condições de crescimento, devido a grande atuação do setor no mercado, mas é preciso buscar de novos conhecimentos que leve a inovações”.
O Programa
O Arranjo Produtivo Local (APL) Nova Costura – Região Sul do MS é um projeto do Sebrae/MS que investe nas micro e pequenas indústrias do setor do vestuário desde 2004. Atualmente atende a 24 empresas em sete municípios (Caarapó, Naviraí, Nova Andradina, Dourados, Itaquiraí, Novo Horizonte do Sul e Anaurilândia).
Para mais informações sobre como participar, entre em contato pelo (67) 3902-2238 ou 0800 570 0800.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.