Em abril registros na Delegacia Virtual somam 2.272 ocorrências

O número de boletins registrados no mês de abril na Delegacia Virtual (Devir) chegou a 2.272 ocorrências. De acordo com o relatório do período divulgado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados 2.147 casos de extravio, 119 casos de furto e seis desaparecimentos. Um aumento de 42,54%, se comparados os dados de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O número de boletins registrados no mês de abril na Delegacia Virtual (Devir) chegou a 2.272 ocorrências. De acordo com o relatório do período divulgado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados 2.147 casos de extravio, 119 casos de furto e seis desaparecimentos. Um aumento de 42,54%, se comparados os dados de abril de 2011, quando foram registrados 1.595 boletins.

O aumento no número de registros se deve a procura e facilidade em registrar boletins de ocorrências pela internet, segundo o supervisor da Delegacia Virtual, investigador de polícia, Reginaldo do Nascimento. Ele ressalta que além de ser um serviço prático e rápido, o cidadão economiza tempo fazendo o boletim de ocorrência da sua casa, ou até mesmo do trabalho. “Queremos proporcionar comodidade no registro, celeridade no atendimento e desafogar as filas nas delegacias físicas, possibilitando melhoria no atendimento de casos que dispensam mais tempo no registro”.

Balanço

De acordo com o balanço da Delegacia Virtual entre janeiro de 2006 a abril de 2012 foram registrados 79.516 boletins de ocorrência por meio da Devir. O levantamento aponta também que os boletins de ocorrências apresentaram aumento significativo nos últimos 12 meses. No primeiro quadrimestre de 2012 foram contabilizadas 9.976 ocorrências, 43,46% de ocorrências a mais que as registradas no mesmo período em 2011.

A Capital tem apontado o maior percentual de ocorrências. De janeiro a abril deste ano, foram 1.373 registros de extravios e 87 registros de furtos simples. Já no interior do Estado os números somam 774 casos de extravio e 32 casos de furtos.

Reginaldo do Nascimento lembra que a Delegacia virtual é uma opção para o cidadão realizar seus boletins de ocorrência. “A população pode registrar casos de extravio, furto simples e desaparecimentos de pessoas, sem esquecer que as Delegacias de Polícia continuam registrando estes e todos os demais fatos previstos na legislação”, explica o supervisor da Devir.

Denúncias

Os casos de denúncias também podem ser registrados na Delegacia Virtual. No primeiro quadrimestre de 2012 foram registradas 144 ocorrências. Entre as denúncias válidas (atendidas e encaminhadas) o maior índice, com 42% das ocorrências, estão as informações sobre pontos de vendas de entorpecentes, seguido por 28% dos registros de denúncias de foragidos, suspeitos e avisos fornecidos a polícia sobre outros crimes.

Delegacia Virtual

O cidadão pode registrar através da Delegacia Virtual (Devir) casos de furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. Os boletins de ocorrência, que são gratuitos e têm validade em todo território nacional, podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br).

Conteúdos relacionados