O Dia D contra a dengue em Dourados será realizado neste sábado na Praça Antônio João e na Vila Hilda. Será um mutirão envolvendo em torno de 150 pessoas, sendo 80 agentes de saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e voluntários, entre eles militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Rotary, Maçonaria, universidades e usinas.

As ações começam às 8h e seguem durante todo o dia. Na Praça Antônio João ficarão equipes formadas por universitários e demais voluntários que farão panfletagem e orientação à população. Também terá exposição de maquetes. Outras equipes vão ficar na Vila Hilda, onde fazem ação educativa e trabalho mecânico, com a eliminação de larvas do mosquito.

Serão distribuídos sacos plásticos para os moradores retirarem materiais que sirvam de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação terá participação da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), que vai disponibilizar caminhões para recolhimento do lixo.

De acordo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), a Vila Hilda é o bairro com maior índice de infestação do Aedes aegypti, com 2,1%. O índice considerado tolerável pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 1%.