Campo Grande recebe a mostra “Para Todos” a partir desta segunda-feira
Na próxima segunda-feira (3), às 19h30, no Shopping Norte Sul Plaza, será aberta ao público a exposição “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil, contando com a presença da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib. Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na próxima segunda-feira (3), às 19h30, no Shopping Norte Sul Plaza, será aberta ao público a exposição “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil, contando com a presença da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib.
Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Fundação SM, conta com a parceria local da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) por meio da Superintendência das Políticas de Direitos Humanos com apoio do Norte Sul Plaza e da Fundação de Cultura de MS.
Concebida a partir do desenho universal e com todos os recursos de acessibilidade, a exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. Por meio de uma linha do tempo, os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos.
De forma lúdica e educativa a exposição mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato a que foram relegadas por séculos. De que forma elas reivindicaram espaço e deslocaram, a luta pelos seus direitos, do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.
O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos, são perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de placas e catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo).
A exposição itinerante já passou por quatro capitais – Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Em todas estas edições foram realizadas parcerias locais o que, além de promover o estreitamento das relações entre as instituições, provocou um movimento em torno do tema e consequentemente um grande impacto e repercussão.
O conteúdo dessa exposição se apoiou, entre outras fontes, em pesquisas feitas no material fornecido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR. Todo esse material serviu para a elaboração das informações que estão apresentadas na forma de textos, vídeos e áudios no espaço expositivo e no catálogo da mostra. A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topin.
A Mostra “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil prossegue até 22 de setembro, das 10 às 22 horas, Lojas 23/24 Norte Sul Plaza. O shopping fica na avenida Ernesto Geisel, 2.300 – V. Jockey Clube.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Publicado edital de processo seletivo em Figueirão com salários de até R$ 3,2 mil
Vagas são para professores de ensino básico e auxiliares de desenvolvimento infantil
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.