Campanha estadual de combate ao câncer bucal pretende atingir 1,9 milhões de pessoas

Com o tema “Previna o Câncer de Boca. Consulte o seu Dentista”, o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realiza a partir desta segunda-feira (5), diversas atividades programadas para a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações acontecem em várias cidades do Estado e inclusive os países vizinho – […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o tema “Previna o Câncer de Boca. Consulte o seu Dentista”, o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realiza a partir desta segunda-feira (5), diversas atividades programadas para a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações acontecem em várias cidades do Estado e inclusive os países vizinho – Paraguai e Bolívia.

“Pretendemos chegar a 1,9 milhões de pessoas, pois nossa campanha irá atingir parte da Bolívia e Paraguai por meio de rádios na região de fronteira que pegam nesses países. O profissional deve se dispor a combater esse mal como um compromisso com a sociedade.”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.

Além dos campo-grandenses, a população de Dourados, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Três Lagoas e Corumbá, será orientada com distribuição de 150 mil panfletos sobre como fazer o auto-exame e a importância de se prevenir.

O objetivo da campanha é evitar que sejam feitas novas vítimas. “Com o tratamento é possível se curar sem que a pessoa fique com seqüelas. Então, queremos chamar a atenção da população para que façam a prevenção”, avalia o presidente.

Em Campo Grande, a distribuição dos panfletos será realizada na região central da cidade.

Inca

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que cerca de 15 mil pessoas desenvolvem o câncer bucal a cada ano. O câncer de boca é o 7º tipo mais freqüente no Brasil e, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 60% em média.

A estimativa do Instituto é que 9.990 homens e 4.180 mulheres tenham descoberto a doença apenas este ano. Em 2009, morreram 6.510 pessoas vítimas da doença, sendo 5.136 homens e 1.394 mulheres.

Segundo a Cirurgiã-Dentista, Rosana Mara Giordano de Barros, que ministrou uma palestra com o tema “Câncer Bucal e o seu Diagnóstico”, é preciso que as pessoas fiquem atentas para prevenir este mal. Ela explica que o principal grupo de incidência é entre fumantes, elitistas (consumidores de bebidas alcoólicas) e pessoas que possuem algum tipo de prótese ou trauma.

“Tem que ficar alerta para mudança de cor e lesões ulceradas. A doença é mais comum em pessoas acima de 30 anos e, detectando qualquer alteração é preciso que procure um profissional.”.

Rosana explica ainda que um levantamento do Inca aponta que entre os anos de 2011 e 2012 houve um aumento na incidência dos casos entre as mulheres e estabilizou entre os homens.

“Nosso grande problema é que os jovens começam a entrar nesses grupos de risco, pois atualmente muitos jovens estão mascando fumo.”.

Sintomas

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção e Diagnóstico Precoce

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Semana

Conforme a publicação do Diário Oficial do Estado do dia 9 de junho de 2011, a semana será realizada anualmente em toda segunda semana do mês de novembro.

Segundo a Lei, durante a semana serão realizados encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem a orientar e prevenir o câncer bucal na população sul-mato-grossense.

Conteúdos relacionados