Campanha da Fraternidade 2012 é tema de debate na Funasa de MS

Para tratar sobre a Campanha da Fraternidade 2012, o Superintendente Estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul), engenheiro Pedro Teruel, recebeu nesta terça-feira (13), a visita do Padre Paulo Roberto de Oliveira, Ecônomo da Arquidiocese de Campo Grande, o voluntário Antonio Carlos e Odailton Caetano, Coordenador Diocesano da Pastoral Rural.  […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para tratar sobre a Campanha da Fraternidade 2012, o Superintendente Estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul), engenheiro Pedro Teruel, recebeu nesta terça-feira (13), a visita do Padre Paulo Roberto de Oliveira, Ecônomo da Arquidiocese de Campo Grande, o voluntário Antonio Carlos e Odailton Caetano, Coordenador Diocesano da Pastoral Rural. 

O tema da Campanha proposto este ano é ‘Fraternidade e Saúde Pública’, trazendo como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A Funasa foi procurada pelos arquidiocesanos em virtude de ter como missão promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. 
Segundo a Arquidiocese, a Fundação, por levar o saneamento em regiões isoladas do País, poderá ser uma importante parceira para futuros trabalhos na área da saúde nos assentamentos, áreas remanescentes de quilombolas e aldeias do Estado. 
Na ocasião, o Superintendente explicou sobre as ações da Funasa e dos projetos da Instituição no Mato Grosso do Sul e disse, ainda, que o Órgão promove o desenvolvimento dessas comunidades por meio de obras de redes de água, esgotamento sanitário, melhorias sanitárias domiciliares e aterros sanitários para municípios de até 50 mil habitantes.
Para o Superintendente Pedro Teruel, “o tema da Campanha deste ano promove ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e as políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde). O trabalho da Funasa garante a preservação da saúde e tem tudo a ver com a campanha. Estamos trabalhando para que essa qualidade se amplie, não apenas para atender quem está doente, mas evitar que se adoeça. É imprescindível apoiar ações como essa Campanha da Fraternidade que exaltem a saúde, assim como outras medidas que garantam a redução de acidentes no trabalho, no trânsito e maiores investimentos na educação e na segurança pública”.
De acordo com a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), o objetivo da Campanha da Fraternidade é estimular a reflexão da população e também do poder público. 
A campanha existe no Brasil desde 1964 e sempre aborda temas de interesse coletivo para ser desenvolvido durante a Quaresma, período do calendário cristão entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa, que antecede a Páscoa.

Conteúdos relacionados