Aprovado Código de Defesa da Agropecuária criado por senador de MS
A consolidação da legislação sanitária animal e vegetal do Brasil foi aprovada nesta terça-feira (5) pelo Senado Federal, por meio do Projeto de Lei do senador Sul-mato-grossense Antonio Russo (PR). Contudo a proposta ainda segue para Câmara dos Deputados para ratificação de 13 normas legais. Os itens versão sobre a defesa agropecuária, da produção, comercialização, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A consolidação da legislação sanitária animal e vegetal do Brasil foi aprovada nesta terça-feira (5) pelo Senado Federal, por meio do Projeto de Lei do senador Sul-mato-grossense Antonio Russo (PR). Contudo a proposta ainda segue para Câmara dos Deputados para ratificação de 13 normas legais. Os itens versão sobre a defesa agropecuária, da produção, comercialização, uso e fiscalização de agrotóxicos, rações, fertilizantes e medicamentos veterinários e ainda da inspeção de produtos de origem agropecuária. Ao todo são 321 artigos divididos em quatro títulos.
O senador avalia que o objetivo é criar uma espécie de Código ou Estatuto da Defesa da Agropecuária Nacional. “A consolidação de leis federais serve para evitar problemas causados por textos dispersos e até contraditórios, eliminar conceitos ultrapassados, revisar e organizar as normas sobre uma mesma matéria e condensá-las em uma só lei”, afirmou.
Antonio Russo lembra que apresentou o projeto devido a falta de uma norma que englobasse toda a legislação a respeito da questão da sanidade animal e vegetal do país. “Meu objetivo era atualizar e reunir as leis já existentes para facilitar a fonte de consulta para quem precisa trabalhar com isso diariamente, e, especialmente, para quem trabalha com exportação, uma vez que o Brasil precisa seguir uma série de normas para não prejudicado por nenhum tipo de embargo internacional”, afirma.
Russo considerou positiva a celeridade da tramitação. “Tenho recebido projetos para relatar que são de 1998, 2002, ou seja, de muitos anos passados; por isso, eu me senti bastante honrado ao ver este projeto de consolidação, que foi apresentado no final do ano passado, passar hoje no Plenário do Senado. Para mim isso demonstra o mérito da matéria. Foi um grande feito”, afirmou o parlamentar.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.