Aliados e oposição divergem sobre posse de Chávez
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, reafirmou que o país vai esperar a recuperação do presidente reeleito Hugo Chávez até que ele tenha condições de saúde para assumir o mandato. A declaração foi mais uma resposta à oposição, que defende novas eleições caso Chávez não se recupere até a data da posse. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, reafirmou que o país vai esperar a recuperação do presidente reeleito Hugo Chávez até que ele tenha condições de saúde para assumir o mandato.
A declaração foi mais uma resposta à oposição, que defende novas eleições caso Chávez não se recupere até a data da posse. Pela Constituição da Venezuela, caso Chávez não tenha condições de tomar posse no próximo dia 10, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional, Diosdato Cabello, e, em 30 dias, devem ser convocadas eleições presidenciais.
A discussão sobre mudança na data da posse ganhou força nos últimos dias com o agravamento do estado de saúde de Chávez. O presidente, reeleito em outubro, está em Cuba, onde se recupera da cirurgia a que se submeteu, há quase duas semanas, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.
As autoridades venezuelanas admitiram algumas complicações durante a cirurgia, que durou mais de seis horas, como sangramento e infecção respiratória, mas as informações sobre o estado de saúde do presidente não são diárias e frequentes. Esta foi a quarta cirurgia a que Chávez se submeteu nos últimos 18 meses, desde que iniciou a luta contra o câncer.
O presidente, que chegou a afirmar que estava curado da doença, pediu, antes de viajar para Cuba, o apoio dos venezuelanos ao atual vice-presidente da República, Nicolás Maduro, no caso de sua ausência.
No Brasil, o governo considera o ambiente na Venezuela como respeitoso à ordem democrática e às instituições. Ao apostar na manutenção democrática no país vizinho, as autoridades brasileiras defendem que a sociedade venezuelana seja ouvida sobre qualquer decisão do processo político.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.