Representantes do governo atribuem alta da gasolina ao tanto de carros flex

Técnicos do governo federal afirmaram nesta sexta-feira (6), em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que a principal causa do reajuste dos preços da gasolina, nos últimos meses, foi o aumento do número de carros flex na frota brasileira. De acordo com o coordenador do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Técnicos do governo federal afirmaram nesta sexta-feira (6), em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que a principal causa do reajuste dos preços da gasolina, nos últimos meses, foi o aumento do número de carros flex na frota brasileira.

De acordo com o coordenador do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Jorge Caldas, a produção nacional de álcool hidratado não conseguiu, sobretudo nos dois últimos anos, acompanhar o aumento do número de veículos bicombustível saídos das fábricas.

O aumento da demanda por álcool hidratado provocou, segundo ele, a redução da oferta do álcool anidro que é misturado à gasolina, causando o encarecimento deste combustível.

O coordenador apontou ainda como fator importante na elevação dos preços do álcool a redução dos percentuais de crescimento na produção de cana-de-açúcar. De 15% na safra de 2007/2008, caiu nos períodos seguintes a 13,7%, 7% e 3%.

Conteúdos relacionados