Primeiro Fórum da Internet no Brasil reuniu cerca de 800 participantes

Liberdade de expressão e criação na rede foram temas mais abordados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Liberdade de expressão e criação na rede foram temas mais abordados

A primeira edição do Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet) reuniu 784 participantes, vindos de todas as regiões do país. Do Centro-oeste vieram 12% de inscritos, 9% do Nordeste, 6% do Norte, 7% do Sul e 64% do Sudeste.

Distribuídos em seis trilhas simultâneas baseadas no “decálogo” para a Internet elaborado pelo CGI em 2009, representantes dos quatro setores que compõem o Comitê Gestor:  governo, segmento empresarial, terceiro setor e comunidade acadêmica participaram do Fórum. O evento público contribuiu para o debate de alguns dos desafios atuais e futuros da Internet, sobretudo pelo momento de decisões e mudanças que a rede atravessa, tanto internacionalmente, como no Brasil: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL); a qualidade para os serviços fixos e móveis; Marco Civil da Internet; projetos de lei sobre crimes na rede etc.

Para Sérgio Amadeu, representante do terceiro setor no CGI.br, “o I Fórum  da Internet no Brasil atingiu os objetivos propostos, pois debateu questões fundamentais que envolvem desde legislação e regulamentação até aspectos técnicos vitais para a cidadania da rede. O grande consenso alcançado no Fórum foi que nenhum regulamento ou nenhuma lei deve alterar a liberdade de expressão e criação tecnológica que caracteriza a Internet desde a sua concepção”.

Os relatórios do fórum estão disponíveis em: http://www.forumdainternet.cgi.br.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações, acesse: http://www.cgi.br.

Conteúdos relacionados