Prêmio de Jornalismo Ambiental terá palestra de Adalberto Piotto

A segunda edição do Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental está integrada à programação da Semana de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Além da cerimônia de premiação dos vencedores em cada categoria, a concessionária promove ainda a palestra “Jornalismo ambiental é, antes de tudo, jornalismo”, ministrada por Adalberto Piotto, jornalista […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A segunda edição do Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental está integrada à programação da Semana de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Além da cerimônia de premiação dos vencedores em cada categoria, a concessionária promove ainda a palestra “Jornalismo ambiental é, antes de tudo, jornalismo”, ministrada por Adalberto Piotto, jornalista e âncora da Rádio CBN de São Paulo e embaixador do Instituto Trata Brasil – organização não-governamental voltada a estudar e propor soluções para o saneamento e a qualidade de vida no País. A premiação e a palestra acontecem no dia 28/10, às 20h, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.

Conforme Piotto, a palestra é uma contextualização da atuação do jornalista e uma provocação à segmentação do repórter que analisa um ponto de vista sem levar em conta o aspecto global da notícia. “O jornalismo ambiental tem suas especificidades, requer preparo e conhecimento, mas jamais pode se dissociar do contexto sócio-econômico e educacional que norteia a sociedade. Se uma bela reportagem não conseguir chegar às pessoas e provocá-las ao menos para pensar, passa a ser um exercício de texto, áudio ou vídeo, não uma reportagem de jornalismo”, explica.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba e especializado em Economia pela Fipe-USP, Adalberto Piotto foi um dos 15 latino-americanos selecionados para o Australia-Latin America Leadership Program , onde participou do desenvolvimento do estudo Thirst for Sustainability e também do International Leadership Program do Departamento de Estado do governo norte-americano, ocasião em que fez palestra sobre a realidade brasileira na New School University de Nova York. O jornalista foi por quatro vezes indicado entre os 10 melhores âncoras de rádio do site Comunique-se, entre outros importantes reconhecimentos durante a carreira.

Prêmio:
Este ano o Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental oferece ,além do troféu, a quantia de R$ 3 mil para os campeões. Na categoria TV o prêmio vai para a reportagem da TV Morena “Água, bem precioso”, da jornalista Cláudia Gaigher; na categoria web será premiada a reportagem do Diário Digital “Brincando com coisa séria/Um banho de esgoto”, do jornalista Denis Matos; na categoria Rádio, o prêmio vai para a reportagem da rádio FM Cidade “Saneamento e Saúde”, do jornalista Carlos Eduardo Bortolot; na categoria Jornal Impresso, será premiada a reportagem do Correio do Estado “Crianças, vítimas do descaso” da jornalista Bruna Lucianer.

Conteúdos relacionados