Pira dos Jogos Mundiais Militares é acesa no Rio de Janeiro

A pira dos 5º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em julho deste ano no Rio de Janeiro, foi acesa neste domingo (20) no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Parque do Flamengo. Ela permanecerá no local até a abertura oficial dos Jogos, em 16 de julho, quando será levada para o Estádio Olímpico […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A pira dos 5º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em julho deste ano no Rio de Janeiro, foi acesa neste domingo (20) no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Parque do Flamengo. Ela permanecerá no local até a abertura oficial dos Jogos, em 16 de julho, quando será levada para o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte.

A pira foi acesa pelo tenente do Exército Ribamar Bandeira, pernambucano tetracampeão mundial de pentatlo militar e auxiliar técnico da equipe brasileira do esporte.

“É motivo de muito orgulho. Com 31 anos de Exército brasileiro é uma sensação de dever cumprido. Atualmente, estamos ainda trabalhando para os Jogos Mundiais Militares. E podem esperar, vai ter muita luta e vamos fazer bonito”, disse o militar.

Os Jogos Mundiais Militares são a principal competição internacional militar, que envolve integrantes das forças armadas do mundo todo. Organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism, na sigla em francês), os jogos ocorrem de quatro em quatro anos, desde 1995. Na última edição, em Hyderabad, na Índia, em 2007, o evento reuniu cinco mil atletas de 101 países.

A expectativa é que, na edição deste ano, participem 8 mil pessoas, entre as quais 6 mil atletas e 2 mil delegados, de 100 países. Até agora, já estão confirmadas delegações de 80 países, mas as inscrições para a competição só terminam em abril.

Os Jogos Militares, que terão a duração de uma semana, reunirão 20 modalidades esportivas. O Brasil será representado por 250 atletas em todas modalidades.

Conteúdos relacionados