Obama decidiu não divulgar fotos de Bin Laden, dizem TVs dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu não divulgar as fotos do líder da Al Qaeda Osama bin Laden morto, informaram emissoras de televisão americanas nesta quarta-feira (4). Obama, em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede de televisão americana CBS, disse que decidiu não divulgar as imagens do corpo do ex-líder da rede […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu não divulgar as fotos do líder da Al Qaeda Osama bin Laden morto, informaram emissoras de televisão americanas nesta quarta-feira (4).
Obama, em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede de televisão americana CBS, disse que decidiu não divulgar as imagens do corpo do ex-líder da rede terrorista Al Qaeda.
A rede de televisão americana CBS, que teve acesso à imagem, disse que nela Bin Laden aparece com uma grande ferida na cabeça e com perda de massa encefálica – ferimento provocado por um dos projéteis que entrou em cima de seu olho esquerdo.
A Casa Branca já havia qualificado a foto nesta terça-feira (3) como “truculenta” e disse que publicar as fotos do corpo do líder terrorista poderia ter um efeito “incendiário”. O porta-voz, Jay Carney,admitiu que essa possibilidade é um dos fatores que inibem o governo americano de divulgar as imagens.
Ainda hoje, a senadora Kelly Ayotte também disse ter visto uma das fotos do terrorista morto que, segundo ela, poderia confirmar a sua identidade. De acordo com Ayotte, a imagem foi mostrada por outro senador.
Bin Laden morreu no último domingo (1º) por disparos cabeça e no peito, durante a operação de um grupo dos comandos especiais Seal, pertencentes à Marinha americana, contra a residência onde o líder terrorista se escondia, na localidade de Abbottabad, próxima a Islamabad.
Divulgação pode prejudicar operações futuras
Os serviços de Inteligência americanos estão preocupados que a divulgação de imagens polêmicas possa pôr em perigo o êxito de operações futuras.
Mesmo assim, aumentam as exigências dessas imagens para a comprovação da morte de seu inimigo público número um.
Os familiares das vítimas dos atentados do 11 de Setembro também as reivindicaram a divulgação da imagem, com o argumento de que lhes ajudará a virar a página.
Segundo fontes do Pentágono, a Casa Branca possui três séries de imagens: fotos do corpo, vídeos da cerimônia em que o corpo foi jogado ao mar do porta-aviões Carl Vinson e imagens do interior da residência onde vivia o líder terrorista.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.