MEC tenta solução para que estudantes não percam prazo do SiSU

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve entrar em contato com as autoridades do estado do Rio de Janeiro na tentativa de encontrar uma solução para os estudantes da Região Serrana que estariam habilitados a se inscrever para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas que foram prejudicados pelas chuvas, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve entrar em contato com as autoridades do estado do Rio de Janeiro na tentativa de encontrar uma solução para os estudantes da Região Serrana que estariam habilitados a se inscrever para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas que foram prejudicados pelas chuvas, informou a assessoria de imprensa do MEC.

Será avaliada a possibilidade de ampliar o prazo ou a de criar mecanismos para que os estudantes dessas áreas possam fazer sua inscrição.

Por volta das 16h30, questionado se seria oferecida aos estudantes prejudicados pela tragédia climática que atingiu o Rio de Janeiro alguma alternativa para inscrição no SiSU, o assessor do Ministério da Educação informou que não seria possível alterar o prazo.

Segundo o MEC, aproximadamente 9.500 estudantes das seis cidades da Região Serrana prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, portanto, estariam aptos a se inscrever no SiSU.

Se o ministério decidir pela extensão do prazo de inscrição, a medida será válida para os estudantes de todo o território nacional.

De qualquer forma, o MEC reitera que o ministro Fernando Haddad também estuda a possibilidade de fazer a nota do Enem valer por dois anos, conforme noticiado anteriormente. “Estamos muito preocupados com a situação, porque ela é dramática”, disse a assessoria.

SiSU

As inscrições para a primeira edição do SiSU começam no domingo (16) e se estendem até a terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do SiSU.

Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010. A primeira lista de aprovados será divulgada em 22 de janeiro.

O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Conteúdos relacionados