As forças de segurança da Síria abriram fogo hoje (6) contra centenas de manifestantes, nos arredores da capital, Damasco. A reação ocorreu no momento em que várias pessoas protestavam contra o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. Até ao momento ,não há registro de vítimas.

Indiferentes à repressão violenta das últimas sete semanas, os manifestantes sírios organizaram para hoje vários protestos em diferentes cidades da Síria. As principais manifestações foram organizadas em Damasco, Homs, Banias e Qamishli.

Segundo ativistas políticos, foram adotadas medidas de segurança mais rigorosas do que em situações anteriores no país. As organizações não governamentais indicam que mais de 565 civis e 100 soldados foram mortos na Síria desde o início das manifestações em março.

A estimativa é que aproximadamente 8 mil pessoas estejam presas e desaparecidas na Síria, segundo o diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos Insan, Wissam Tarif.

No último dia 21 de abril, Assad suspendeu o Estado de Emergência, em vigor há 50 anos na Síria. Mas a repressão prosseguiu, provocando várias condenações internacionais. A família do atual presidente ocupa o poder há mais de quatro décadas. Assad é criticado por manter um governo autoritário e de violação de direitos humanos.