Ferrosul vai mudar a economia de MS, diz senador Moka

O senador Waldemir Moka (PMDB) disse nesta terça-feira (15), em pronunciamento na tribuna do Senado, que a construção da Ferrosul vai consolidar o processo de industrialização no estado de Mato Grosso do Sul. O projeto da ferrovia prevê ligação de regiões de Mato Grosso do Sul, como Bolsão, Grande Dourados, e Conesul, além de Maracaju, […]

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O senador Waldemir Moka (PMDB) disse nesta terça-feira (15), em pronunciamento na tribuna do Senado, que a construção da Ferrosul vai consolidar o processo de industrialização no estado de Mato Grosso do Sul. O projeto da ferrovia prevê ligação de regiões de Mato Grosso do Sul, como Bolsão, Grande Dourados, e Conesul, além de Maracaju, aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Não tenho a menor dúvida de que a integração ferroviária entre esses Estados será um dos maiores empreendimentos do Brasil”, declarou.

Moka afirmou que, ao receber várias empresas de grande porte, principalmente em Três Lagoas e região, Mato Grosso do Sul começa a diversificar a matriz socioeconômica. O senador disse que, num futuro próximo, a produção de álcool, açúcar, celulose, grãos e carnes vai exigir logística bem estruturada no setor de transporte.

Segundo o senador, a expectativa é que a produção de celulose dobre nos próximos anos, saindo de 1,2 milhão de tonelada para 2,3 milhões de toneladas por ano. A produção de álcool deverá triplicar, saltando de 2 bilhões de litros para 6 bilhões ao ano. “O objetivo é fazer com que Mato Grosso do Sul possa diversificar a matriz socioeconômica, reforçando a fonte de riqueza e lucro”, afirmou.

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB) disse que o Brasil precisa resgatar o transporte por meio da ferrovia. Contestou proposta de construção do trem bala ligando São Paulo e Rio de Janeiro, em detrimento de obras como a Ferrosul. “Antes de falar no trem bala, tínhamos de olhar com mais cuidado para o escoamento da nossa produção, cuja logística está sucateada”, criticou.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também destacou o papel fundamental que a Ferrosul terá no desenvolvimento econômico dos Estados que integram o Codesul. “A integração ferroviária desses Estados é assunto crucial e urgente. Não podemos mais esticar esse projeto além do tempo que já consumiu até aqui”, observou.

Moka destacou que os Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul) respondem, juntos, por por 20% das exportações brasileiras, que em 2010 atingiram R$ 201 bilhões.

O senador alertou os parlamentares para a necessidade de trabalhar a fim de tirar o projeto de construção da ferrovia do papel. “Temos de agir no sentido de fazer com que a retórica dê lugar à ação”, declarou.

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