Falso cego estelionatário que fugiu da prisão em Campo Grande é capturado no RJ

Augusto José Paes da Silva, de 55 anos, que estava foragido desde maio deste ano do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na capital de Mato Grosso do Sul, foi capturado pela polícia de Volta Redonda (RJ) acusado de aplicar golpes em empresários. Ele se apresenta como cego, mas, segundo os policiais, enxerga normalmente com um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Augusto José Paes da Silva, de 55 anos, que estava foragido desde maio deste ano do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na capital de Mato Grosso do Sul, foi capturado pela polícia de Volta Redonda (RJ) acusado de aplicar golpes em empresários. Ele se apresenta como cego, mas, segundo os policiais, enxerga normalmente com um dos olhos.

Em Campo Grande, o deficiente visual já cumpria pena por estelionato. Segundo as informações da polícia, Augusto é de Manaus e se apresenta como músico. No Rio de Janeiro, se passava por juiz ou desembargador para conseguir dinheiro das vítimas, principalmente comerciantes e empresários. Ele é acusado de aplicar golpes em pelo menos nove estados brasileiros.

O delegado Antônio Furtado, da Polícia Civil do RJ, disse que, além do flagrante no Rio, há registro de estelionatos no Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, no caso mais recente, ele chegou a receber R$ 1 mil após convencer a vítima de que precisava do dinheiro para uma cirurgia nos olhos.

Em Volta Redonda, após escapar da Gameleira em Campo Grande e viajar por três estados, o estelionatário se fazia passar por autoridades para enganar as vítimas.

“Ele ligava para comerciantes, empresários ou pessoas influentes, e se passava por juiz ou desembargador. Dizia que tinha um conhecido ou parente que precisava de ajuda e pedia dinheiro. Após receber o aval, ele mesmo ia até o local e pegava o dinheiro”, explica Furtado.

Na última tentativa, no entanto, Augusto uma funcionária do Ministério Público desconfiou da conversa do deficiente visual. Ela acionou a polícia quando ele pediu que o ajudassem a arrumar vaga em um albergue. Na checagem, descobriram que o homem está evadido da unidade penal da Gameleira. Ele está preso e deve ser ‘devolvido’ para Campo Grande.

Segundo o delegado, exames médicos comprovaram ainda que o estelionatário enxerga perfeitamente com um dos olhos. “A intenção de ir para albergue era ficar mais ambientado e começar a traças quais seriam seus alvos. Ele se passa por cego, mas na verdade enxerga perfeitamente de uma vista, fato comprovado por exames médicos”, disse. (Com informação da PCRJ)

Conteúdos relacionados