Falso cego estelionatário que fugiu da prisão em Campo Grande é capturado no RJ
Augusto José Paes da Silva, de 55 anos, que estava foragido desde maio deste ano do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na capital de Mato Grosso do Sul, foi capturado pela polícia de Volta Redonda (RJ) acusado de aplicar golpes em empresários. Ele se apresenta como cego, mas, segundo os policiais, enxerga normalmente com um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Augusto José Paes da Silva, de 55 anos, que estava foragido desde maio deste ano do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na capital de Mato Grosso do Sul, foi capturado pela polícia de Volta Redonda (RJ) acusado de aplicar golpes em empresários. Ele se apresenta como cego, mas, segundo os policiais, enxerga normalmente com um dos olhos.
Em Campo Grande, o deficiente visual já cumpria pena por estelionato. Segundo as informações da polícia, Augusto é de Manaus e se apresenta como músico. No Rio de Janeiro, se passava por juiz ou desembargador para conseguir dinheiro das vítimas, principalmente comerciantes e empresários. Ele é acusado de aplicar golpes em pelo menos nove estados brasileiros.
O delegado Antônio Furtado, da Polícia Civil do RJ, disse que, além do flagrante no Rio, há registro de estelionatos no Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, no caso mais recente, ele chegou a receber R$ 1 mil após convencer a vítima de que precisava do dinheiro para uma cirurgia nos olhos.
Em Volta Redonda, após escapar da Gameleira em Campo Grande e viajar por três estados, o estelionatário se fazia passar por autoridades para enganar as vítimas.
“Ele ligava para comerciantes, empresários ou pessoas influentes, e se passava por juiz ou desembargador. Dizia que tinha um conhecido ou parente que precisava de ajuda e pedia dinheiro. Após receber o aval, ele mesmo ia até o local e pegava o dinheiro”, explica Furtado.
Na última tentativa, no entanto, Augusto uma funcionária do Ministério Público desconfiou da conversa do deficiente visual. Ela acionou a polícia quando ele pediu que o ajudassem a arrumar vaga em um albergue. Na checagem, descobriram que o homem está evadido da unidade penal da Gameleira. Ele está preso e deve ser ‘devolvido’ para Campo Grande.
Segundo o delegado, exames médicos comprovaram ainda que o estelionatário enxerga perfeitamente com um dos olhos. “A intenção de ir para albergue era ficar mais ambientado e começar a traças quais seriam seus alvos. Ele se passa por cego, mas na verdade enxerga perfeitamente de uma vista, fato comprovado por exames médicos”, disse. (Com informação da PCRJ)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.