Empresa que colonizou a cidade é dona de mais de 1,2 mil terrenos espalhados

A existência de terrenos baldios é um problema antigo de Ivinhema. Somente a empresa Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) que fundou a cidade é proprietária de 1200 terrenos baldios espalhados pela cidade. Recentemente a empresa firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público onde se compromete a vender todos estes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A existência de terrenos baldios é um problema antigo de Ivinhema. Somente a empresa Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) que fundou a cidade é proprietária de 1200 terrenos baldios espalhados pela cidade.

Recentemente a empresa firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público onde se compromete a vender todos estes terrenos para somente depois abrir novos loteamentos.

A cidade de Ivinhema foi emancipada politicamente em 11 de novembro de 1963, mas a história do seu nascimento começou em 25 de novembro de 1957 quando foi constituída pelo empresário Reynaldo Massi a SOMECO que adquiriu extensas áreas onde existiam grandes ervais nativos que eram explorados pela Companhia Matte Laranjeira.

Sob a responsabilidade da Someco foram feitos estudos para o planejamento da nova cidade. O urbanista Francisco Prestes Maia recebeu a tarefa de projetar a nova cidade para uma população de sessenta mil habitantes.

Passados mais de cinqüenta anos a cidade tem apenas pouco mais de vinte mil habitantes e é rodeada de pelas propriedades.

Conteúdos relacionados