DOF eleva índice de apreensões no mês de abril
Cocaína é a droga que mais cresceu em volume de apreensões pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) no período de janeiro a abril comparando 2011 com o ano passado. De acordo com dados estatísticos do departamento, este ano foram apreendidos 988,520 quilos da droga em quatro meses. O índice representa crescimento de 2.064% em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cocaína é a droga que mais cresceu em volume de apreensões pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) no período de janeiro a abril comparando 2011 com o ano passado. De acordo com dados estatísticos do departamento, este ano foram apreendidos 988,520 quilos da droga em quatro meses. O índice representa crescimento de 2.064% em relação ao montante preso no mesmo período de 2010. Segundo o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, o aumento da quantidade apreendida deve-se a uma ação ocorrida no início da segunda quinzena de abril durante fiscalização de rotina no distrito de Amandina, onde foram recolhidos quase 900 quilos de cocaína.
Outro entorpecente que teve destaque no aumento de apreensões é o crack. Enquanto de janeiro a abril do ano passado foram presas sete pedras da droga, este ano o DOF já tirou de circulação 454 pedras de crack que estavam nas mãos de traficantes na região de fronteira. Em relação à pasta-base o nível de apreensões também apresentou crescimento aumentando em 227% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado. Este ano o DOF apreendeu 40,686 quilos de pasta-base. Ainda assim, a droga que mais se apreende em Mato Grosso do Sul pelos policiais que atuam na fronteira é a maconha. Em 2011 a polícia tirou do poder de traficantes 3.956,147 quilos da erva.
Ainda considerando o relatório de repressão ao tráfico de drogas do DOF, os números apontam 70 pessoas presas por tráfico nas regiões de atuação da Polícia de Fronteira. Também foi registrado um crescimento de 113% nas operações, levando em conta os mesmos meses do ano passado. Se observadas todas as ações do DOF, o total de pessoas presas soma 148 até abril.
Mesmo com a elevação do nível de apreensões no combate ao tráfico de entorpecentes, casos de contrabando continuam sendo a maior parcela de demanda do DOF, representando 54% das operações realizadas em abril. Tráfico de entorpecentes aparece em segundo na lista, representando 15% das ações.
Prevenção
Conforme o comandante, coronel Joel, ações preventivas também contribuem para o aumento no índice de apreensões e prisões na faixa de atuação. “Além do policiamento de rotina nós recebemos solicitações de prefeituras, igrejas e sindicatos para atuar também em festas realizadas na área urbana dos municípios onde o DOF atua”, afirma. Segundo o coronel, eventos que concentram boa parte da população podem favorecer ações criminosas, principalmente como tráfico de drogas e furto de veículos. “A presença do DOF coíbe quem quer praticar crimes”, avalia.
Ele explica que as atividades do departamento são baseadas na prevenção, uma vez que a rotina policial é constituída por rondas que acontecem 24 horas por dia pelas equipes.
Para contribuir com o trabalho dos policiais de fronteira a população também pode fazer denúncias através do 0800 647 6300 colocado à disposição como um canal aberto e direto entre o departamento e a comunidade da região de fronteira.
“É uma ferramenta muito importante para nós nesta prática diária de combate ao crime”, salienta o coronel. Segundo ele, casos que chegam através do telefone e que não são de competência direta do DOF são repassados para a Polícia Federal ou mesmo para a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), quando é necessária investigação prévia.
Apreensões
Em abril o contrabando que bateu recordes em relação aos meses anteriores foi o de cigarro. No último mês o DOF apreendeu 13.887 pacotes do produto trazido de forma irregular. Neste ano os policiais do departamento já recolheram 34.616 pacotes de cigarro contrabandeado.
Entre CD’s e DVD’s piratas, o DOF apreendeu 18.212 unidades, sendo 17.000 só de DVD’s. Foram recuperados 15 veículos produtos de furto ou roubo e o total de brinquedos contrabandeados apreendidos ficou em 565 volumes. Além disso o DOF também apreendeu armas, diversos tipos de munição, eletroeletrônicos, produtos de informática, entre outros.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.