Dilma fala em ‘exemplo de Lula’ e diz torcer por recuperação

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado que se junta “à torcida de todo o povo brasileiro” pela plena recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com um tumor maligno na laringe. A presidente, que deve visitar o padrinho político em São Paulo na próxima segunda-feira, disse que estará ao lado de Lula […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado que se junta “à torcida de todo o povo brasileiro” pela plena recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com um tumor maligno na laringe. A presidente, que deve visitar o padrinho político em São Paulo na próxima segunda-feira, disse que estará ao lado de Lula no enfrentamento da doença “como sua amiga, companheira, irmã e admiradora”.

Em nota à imprensa, a presidente Dilma relembrou que ela própria já enfrentou um câncer linfático e se curou após tratamento médico. “Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula”, declarou a presidente, que mais cedo havia telefonado para a ex-primeira-dama Marisa Letícia para se inteirar do caso.

“O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de dona Marisa”, afirmou Dilma.

“Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo”, resumiu a chefe do Executivo.

Na segunda-feira, durante a solenidade de inauguração de uma ponte, em Manaus, o ex-presidente reclamou para ministros e governadores um “incômodo na garganta”, mas relutou em procurar um médico e ainda brincou com a situação: “não gosto de fazer revisão porque os caras sempre encontram alguma coisa.” Lula relembrou a frase recorrentemente dita pelo ex-vice-presidente José Alencar, que se submeteu a longos tratamentos de saúde ao longo da vida.

O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de “caroço” na garganta e falta de ar.

Conteúdos relacionados