Deputados debatem segurança de MS e anunciam audiência pública sobre o Pronasci
Enquanto a população reclama que falta policiamento, as forças policiais debatem as medidas da Sejusp que engessam o trabalho da PM, e a Polícia Civil reclama porque tem que cuidar de presos nas delegacias, os deputados estaduais se degladiaram nesta quarta-feira (23) debatendo o caos na segurança pública de MS. A controvérsia sobre os dados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Enquanto a população reclama que falta policiamento, as forças policiais debatem as medidas da Sejusp que engessam o trabalho da PM, e a Polícia Civil reclama porque tem que cuidar de presos nas delegacias, os deputados estaduais se degladiaram nesta quarta-feira (23) debatendo o caos na segurança pública de MS.
A controvérsia sobre os dados referentes à segurança pública em Mato Grosso do Sul tomaram boa parte do tempo destinado ao uso da tribuna na sessão de hoje na Assembleia Legislativa. O deputado Pedro Kemp (PT) levantou a questão e abriu o debate apresentando dados, de acordo com ele, fornecidos pela própria Sejusp (Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública), embora não sejam os números oficiais.
O deputado petista fez um comparativo entre estatísticas referentes aos anos de 2006 e 2010, apontando crescimento nos índices de criminalidade. Segundo Kemp, só no primeiro semestre de 2010, por exemplo, foram registrados 3.658 assaltos, o mesmo número registrado durante todo o ano de 2006. Quanto ao número de homicídios, o crescimento teria sido de 7%, passando de 648 em 2006 para 700 por ano em 2010. Ainda de acordo com Kemp, o número de sequestros com cárcere passou de 28 para 35, ficando numa média de quatro por mês.
Kemp afirmou que é necessário investir em mais condições de trabalho e estrutura para o setor da segurança pública e defendeu um modelo de trabalho preventivo. Em contraposição, o deputado Junior Mochi (PMDB), líder do Governo na Casa, afirmou que desconhece os dados apresentados pelo petista, informando ainda que a estatística oficial da Sejusp indica justamente a situação oposta, de diminuição nos índices de criminalidade.
Mochi afirmou que o governo do Estado tem investido no aumento de efetivo, viaturas e armamento para as corporações e se comprometeu em apresentar ao plenário um levantamento oficial dos índices de criminalidade referentes aos últimos quatro anos.
Audiência Pública
Junior Mochi citou como exemplo o município de São Gabriel do Oeste, onde um modelo de organização participativa que segue o modelo proposto pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) tem dado, segundo o deputado, excelentes resultados no combate à criminalidade. O deputado informou também que o tema da Segurança Pública e Cidadania estará em debate numa audiência pública programada para o dia 5 de abril.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Com apoio de cão farejador, Polícia prende boliviano com drogas na Rodoviária
Cadela Xannel, uma pastora belga, é treinada para localizar entorpecentes
Folgado: Ladrão invade residência, consome alimentos e sai pela porta da frente
Suspeito levou uma televisão, consumiu iogurte e esperou carro de aplicativo sentado na cadeira da área
Últimos dias para inscrições em seleções da UEMS para docentes com salários de até R$ 10,2 mil
Vagas são para formação de cadastro de reserva de docentes temporários com previsão de atuação em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
Dorival testa mudanças no meio-campo e na lateral da seleção brasileira
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a partida com o Chile. Em preparação para o confronto com o Peru, na terça-feira, às 21h45, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico testou três mudanças na seleção brasileira no treino fechado deste domingo, no estádio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.