Brasileirão: Vasco e Corinthians realizam ‘final antecipada’ hoje

O principal time a ser batido no Campeonato Brasileiro não é mais o Corinthians, e sim o Vasco. Segundo colocado, o Timão visita a equipe carioca às 16 horas (de Brasília) deste domingo, em condição diferente à do confronto entre ambos ainda no primeiro turno: eles estão separados por dois pontos na tabela, mas agora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O principal time a ser batido no Campeonato Brasileiro não é mais o Corinthians, e sim o Vasco. Segundo colocado, o Timão visita a equipe carioca às 16 horas (de Brasília) deste domingo, em condição diferente à do confronto entre ambos ainda no primeiro turno: eles estão separados por dois pontos na tabela, mas agora quem vive pressão para se manter na ponta da competição nacional é o rival de São Januário.

É justamente esse o ponto favorável aos comandados do técnico Tite, que projetam dificuldade contra o adversário, mas esperam deixá-lo em atrito com os torcedores. “Temos que jogar com inteligência, sabendo explorar os erros. A torcida deles apoia bastante, mas é bem impaciente também. Isso pode se voltar a nosso favor”, entende o lateral esquerdo Fábio Santos, que consideraria o empate um bom resultado.

O Corinthians inicia a 26ª rodada mais calmo e confiante, depois de ter somado quatro dos últimos seis pontos (empatou com São Paulo e bateu o Bahia). Ainda assim, a equipe paulista convive com problemas em sua formação titular, em especial no ataque. Liedson foi vetado por causa de dores no joelho esquerdo, enquanto Emerson tem que cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

A equipe que Tite levará a campo pode ter, assim, uma frente ofensiva remendada. Sem contar com Liedson, o atacante Jorge Henrique, reserva nas últimas três partidas, apareceu como única opção palpável para Tite. No último treinamento, o meia Alex foi adiantado para compor dupla com ele. A alternativa para substituição durante o jogo seria o jovem Taubaté, das divisões de base. Ele foi testado ao lado de Adriano (este ainda vetado) no time reserva do coletivo.

Na defesa, Paulo André curte uma ótima fase depois de começar jogando nos dois últimos compromissos e está confirmado. Seu parceiro de zaga será Leandro Castán. Chicão, antigo capitão, deixou de ser intocável, tem realizado trabalhos separados e pela terceira vez seguida fica fora até do banco de suplentes.

Pelo lado do Vasco, a vitória sobre o Cruzeiro na rodada passada, com show de Diego Souza (autor dos três gols da partida), comprovou o bom momento da equipe. Para melhorar, o técnico Cristovão Borges terá o retorno do atacante Éder Luís para formar dupla com Élton. Além disso, o experiente meia Felipe e o atacante Alecsandro devem ficar como opções para a reserva.

O zagueiro Renato Silva, que ficou boa parte da semana entregue ao departamento médico vascaíno, treinou normalmente na sexta-feira e confirmou presença ao lado de Dedé. Com isso, os cruz-maltinos vão para o duelo com o que têm de melhor no elenco. No entanto, o clima antes da partida é de cautela. O meia Juninho Pernambucano elogiou bastante o adversário paulista.

“É uma boa equipe e costuma aproveitar as chances de gol. Sei que será uma partida muito boa e todos no Vasco vão em busca da vitória para abrir cinco pontos sobre eles. O Corinthians gosta de parar as jogadas com faltas, para não sofrer os contra-ataques e não têm a preocupação da torcida vaiar, pois dificilmente ela vaia. Com isso, o Corinthians costuma se arriscar mais”, disse.

FICHA TÉCNICA

VASCO X CORINTHIANS
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de outubro de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmaan (Fifa-RS)

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho e Diego Souza; Éder Luís e Élton
Técnico: Cristovão Borges

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Ralf, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Willian
Técnico: Tite

Conteúdos relacionados