Ao completar 30 anos, Ibase tem desafio de ajudar a acabar com pobreza extrema, diz diretor-geral
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), criado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, completa 30 anos de fundação com o desafio de contribuir para acabar com a exclusão social de cerca de 16 milhões de brasileiros, disse hoje (9) o diretor-geral do entidade, Cândido Grzybowski. “Quem são essas pessoas? Qual a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), criado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, completa 30 anos de fundação com o desafio de contribuir para acabar com a exclusão social de cerca de 16 milhões de brasileiros, disse hoje (9) o diretor-geral do entidade, Cândido Grzybowski.
“Quem são essas pessoas? Qual a sua voz, sua identidade, onde estão e quais são as faces da exclusão e da pobreza extrema do Brasil? Esse é um desafio para organizações como o Ibase. Cabe a nós trazer isso para o debate público”, destacou.
Segundo Grzybowski, a nova década traz questões a serem trabalhadas pelo instituto, como o enfrentamento da justiça social sem destruir o meio ambiente e a ascensão do Brasil como potência mundial, sem exercer um domínio nocivo a outros países.
De acordo com o diretor-geral, a história do Ibase é marcada pela evolução da democracia no Brasil. Para ele, o país avançou muito nesse sentido, mas ainda há muito a fazer.
“A aposta na democracia é uma aposta em um processo em que o conflito, em vez de ser destrutivo, é construtivo”, destacou, ao acrescentar a importância de se obter avanços como a redução das desigualdades. “Há muito a fazer. A desigualdade é extrema, 1% do país controla metade do território. Isso é escandaloso.”
O sociólogo Herbert de Souza fundou o Ibase em 1981 e, na década de 1990, tornou-se símbolo de cidadania no Brasil ao liderar uma campanha contra a fome. Betinho mobilizou a sociedade brasileira para enfrentar a pobreza e as desigualdades. O sociólogo morreu em decorrência da aids há 14 anos.
Como parte das comemorações dos 30 anos do Ibase, terá início hoje (9), na Caixa Cultural, no centro do Rio de Janeiro, uma série de atividades públicas, programadas para os próximos 30 dias. Entre elas estão a exposição Betinho e o Ibase, diversas conferências com convidados que irão debater a cidadania e outros temas e uma mostra de filmes sobre reflexões políticas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os modelos e os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.