Agetran inicia sinalização da avenida Duque de Caxias

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começou nesta quinta-feira (18.08) a sinalização da avenida Duque de Caxias. A estimativa é de que em aproximadamente 20 dias todo o trabalho esteja concluído. A via receberá semáforos, faixa de pedestre em todos os cruzamentos semafóricos, faixas de divisão de pista e sinalização na pista de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começou nesta quinta-feira (18.08) a sinalização da avenida Duque de Caxias. A estimativa é de que em aproximadamente 20 dias todo o trabalho esteja concluído. A via receberá semáforos, faixa de pedestre em todos os cruzamentos semafóricos, faixas de divisão de pista e sinalização na pista de ciclovia e de velocidade máxima permitida que será de 60 km por hora. Em pontos onde serão implantados radares, a velocidade máxima será de 50 km por hora.

A sinalização semafórica teve início na Duque de Caxias com a rua Brasília onde já foram instalados os equipamentos (ainda desligados). De acordo com o diretor de Transporte da Agetran, Janine Bruno a Agetran já instalou o semáforo na rua Nilton Cavalcante já em funcionamento e se prepara para a implantação do equipamento na Júlio de Castilho com a Cândido Mariano que irá contribuir para regular o fluxo de veículos.

A empresa contratada para realizar a obra de reestruturação e duplicação da avenida Duque de Caxias (Equipe Engenharia) será responsável pela implantação dos equipamentos semáforos em mais cinco cruzamentos. Passarão a contar com semáforos os cruzamentos da avenida Duque de Caxias com as avenidas Itatiaia, Brasil Central, Presidente Vargas, Rua dos Andradas e em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO).

Tecnologia

O diretor de transporte da Agetran explicou que a sinalização da avenida Duque de Caxias terá material diferenciado que trará maior durabilidade. As faixas de pedestre e de retenção são à base de material laminado, conhecido como auto-tap, uma fita pré-formada auto-adesiva. Já as faixas de divisão de pista (faixas tracejadas) receberão pintura especial à quente que leva o nome de “hot-spray”. A tecnologia adotada visa tornar a via mais moderna e permitir maior tempo de uso da sinalização horizontal.

A ciclovia, além da sinalização de Pare, na travessia do ciclista no cruzamento, receberá um pintura na cor vermelha que alertará quanto à travessia de ciclistas e de veículos. O laminado utilizado para a sinalização é feito à base de elastoplástico – material bastante resistente.

Semáforo misto

Além de radar, a Avenida Duque de Caxias terá equipamento semáforo misto com câmera que permitirá a fiscalização de avanço de sinal vermelho, controle de velocidade e veículo parado na faixa de pedestre. Esse tipo de equipamento vai contribuir para evitar abusos de velocidade e infrações de trânsito que podem originar em acidentes.

Conteúdos relacionados