O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) fez um estudo, onde ouviu 251 companhias e apurou que 65% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes sociais. Apesar disso, somente 7% delas consideram a atuação nas redes sociais como algo imprescindível.

Ainda segundo a pesquisa, as redes mais usadas pelas empresas são o Twitter (84%), o Youtube (62%) e o Facebook (61%). Para os entrevistados, o Twitter é a bola da vez e foi apontado como a rede social mais relevante para 42% das organizações.

Das empresas pesquisadas, 46% usam as redes para monitorar o mercado, 45% para acompanhar o comportamento dos clientes e 39% para monitorar a concorrência.

Consultores de Redes Sociais

A pesquisa aponta que mais de 25% das empresas selecionam um profissional exclusivamente para cuidar das redes sociais da companhia, mas na maioria delas (42%) não há nenhum colaborador fazendo exclusivamente esse trabalho.

Para o diretor executivo do Ibramerc, Richard Lowenthal, a tendência é as empresas dar cada vez mais importância a profissionalização nas redes sociais. “Apesar de estarem num patamar de alta utilização pelas empresas, as redes sociais são ainda são vistas como um canal complementar. Todos entendem como um meio de comunicação muito importante, mas não fundamental. A maioria ainda está em fase de teste, buscando entender como isso realmente pode agregar ao seu negócio.”