Jateí queima amanhã a maior fogueira já montada no Estado
Amanhã será o tão esperado dia da queima da maior fogueira do Estado no município de Jateí. A queima acontecerá à meia noite durante a 33ª Festa da Fogueira do município, evidentemente a Festa de São Pedro em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade. A fogueira ultrapassa os 60 metros de altura. 100% da madeira […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Amanhã será o tão esperado dia da queima da maior fogueira do Estado no município de Jateí. A queima acontecerá à meia noite durante a 33ª Festa da Fogueira do município, evidentemente a Festa de São Pedro em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade. A fogueira ultrapassa os 60 metros de altura. 100% da madeira utilizada na construção é oriunda de reflorestamento (eucalipto).
A Festa que se iniciou ontem (26), será encerrada na noite de domingo (27) com a tradicional queima da maior fogueira do Estado, show pirotécnico, que prevê mais de 160 mil tiros de fogos de artifícios, também com uma programação sócio-cultural, envolvendo shows de artistas regionais e nacionais, barracas de comidas típicas, parque de diversão entre outras atrações, cavalgada e corrida.
História da Festa da Fogueira
Tudo começou com a devoção e hábito da população de fazer pequenas fogueiras em frente à Igreja denominada São Pedro, no dia 29 de junho, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. A partir daí como uma brincadeira o Professor Manoel Sanches Gabriel, o “Mané Diretor”, da Escola Estadual Fernando Correia da Costa idealizou e montou, com colaboração dos seus alunos, uma fogueira de seis metros de altura, organizando um pequeno evento convidando a comunidade para participar.
Com o sucesso dessa festa, o Prefeito da época, José Jorge Leite, propagou que iria construir uma fogueira mais alta. Com a idéia sendo amadurecida, um pecuarista ofereceu uma novilha, caso se realizasse a grande fogueira que estava sendo planejada. Em 29 de junho de 1972, se efetivou a 1ª Festa do Padroeiro do município, denominada Festa de São Pedro, onde houve festejos, quermesse, bingos, quadrilhas, bailes e comidas típicas, sendo um evento até então inédita na comunidade.
Com o passar dos anos a fogueira foi aumentando de tamanho juntamente com sua festa e seus visitantes, e em 1977 a festa passou a ser chamada de Festa da Fogueira, pois os prefeitos que sucederam José Jorge continuou o projeto fazendo dele uma tradição, chegando a ser divulgada divulgada em reportagem no Programa Fantástico da Rede Globo, na época a maior fogueira do mundo.
Ao longo de sua história outros atrativos foram sendo incluídos e hoje tem uma programação variada com Shows de Artistas Famosos, Rodeios, Praça de Alimentação, Parque de Diversão, Cavalgada, sendo o ponto culminante, a tradicional queima da Fogueira com um dos mais belos Shows Pirotécnicos do Brasil.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.