Fiscalização terá postos fixos e volantes em 66 mil km² de Pantanal
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá inicia nesta sexta-feira, 05 de novembro, a árdua tarefa de fiscalizar o cumprimento da proibição de pesca, no período de reprodução dos peixes, em aproximadamente 66 mil quilômetros quadrados de área nas cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário. Para isso, até 28 de fevereiro de 2011, empregará todo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá inicia nesta sexta-feira, 05 de novembro, a árdua tarefa de fiscalizar o cumprimento da proibição de pesca, no período de reprodução dos peixes, em aproximadamente 66 mil quilômetros quadrados de área nas cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário.
Para isso, até 28 de fevereiro de 2011, empregará todo seu efetivo militar em constantes patrulhamentos fluviais e terrestres. Há ainda a possibilidade de fiscalização aérea do Pantanal, informou a este Diário o comandante da 2ª Companhia da PMA, major Waldir Ribeiro Acosta.
O principal objetivo é combater a pesca predatória com uso de redes, tarrafas, espinhéis, garatéias pelo processo de lambada e substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso e anzol de galho. Nesse período é permitida apenas a pesca de subsistência para os pescadores profissionais artesanais e moradores ribeirinhos, com caniço simples, linha de mão e anzol.
Trinta policiais ambientais vão fiscalizar a bacia do rio Paraguai, na região de Corumbá. A 2ª Companhia da PMA receberá reforço de efetivo e equipamentos.
O patrulhamento fluvial contará com cinco embarcações, sendo duas lanchas tipo “voadeiras”; duas lanchas modelo Marajó e um barco que funciona como quartel-general em operações que demandam maior tempo de deslocamento pelos rios. A Polícia Ambiental de Corumbá dispõe de outras quatro viaturas para ações terrestres.
A estratégia de atuação prevê a montagem de postos fixos e volantes. “Temos um posto fixo no Buraco das Piranhas, na rodovia BR-262 próximo à Estrada Parque. Nesse posto vamos intensificar a fiscalização montando barreiras. Também vamos colocar pessoal de barco nos rios, fazendo o patrulhamento fluvial. De imediato já teremos barreiras fixas e volantes; além de mais efetivo nos rios. Estamos trabalhando com a possibilidade de conseguirmos uma aeronave para verificar pontos com maior rapidez”, antecipou o major Waldir Acosta.
O comandante ainda disponibilizou os telefones 3231-5201 e 3907-5143 para denúncias da comunidade. “Há o próprio 190, que a Polícia Militar nos repassa a informação e encaminhamos a patrulha para checar a denúncia”, complementou.
Major Waldir adiantou a expectativa de ver o efetivo da 2ª Companhia da PMA alcançar quase o dobro de militares. “Com os novos policiais militares que estão em formação, deve haver remoção de militares para a 15° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (que comanda a PMA no Estado), que os encaminhará às unidades. Corumbá pode ser contemplada, possivelmente, com 20 policiais”, finalizou Acosta.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.