Comércio e serviços de MS geraram 57 novos empregos por dia

O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira (19) os resultados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostrou um dado já aguardado pelo setor terciário de Mato Grosso do Sul: mais de 96% das vagas geradas em outubro estão nos setores de comércio e serviços, que juntos criaram, em média, 57 novos empregos ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira (19) os resultados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostrou um dado já aguardado pelo setor terciário de Mato Grosso do Sul: mais de 96% das vagas geradas em outubro estão nos setores de comércio e serviços, que juntos criaram, em média, 57 novos empregos ao dia. 

O presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens,Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo, observa que os números refletem as contratações temporárias, às vésperas do Natal. Só em Campo Grande a data deve movimentar R$ 65 milhões, segundo a pesquisa sazonal encomendada pela entidade e desenvolvida pela Fundação Manoel de Barros e Uniderp-Anhanguera. 

“Considerando que os pedidos de seguro-desemprego em nosso setor atingiram o menor nível do ano em setembro temos muito o que comemorar. Mostra que o crescimento do setor é sustentado e que nossa economia permanecerá aquecida”, avalia. Quanto aos temporários, a perspectiva é que taxa de efetivação supere os 30%. 

De acordo com os dados do Caged, em outubro foram geradas ao todo 1.822 empregos celetistas no Estado, dos quais 1.199 no comércio e 552 no setor de serviços. Nos primeiros dez meses do corrente ano, houve acréscimo de 27.122 postos (aumento de 7% no estoque), dos quais 12.971 nos setores de comércio e serviços, ou seja, 47,82% das novas vagas. O desempenho do mercado formal de trabalho no acumulado de janeiro a outubro deste ano é o segundo melhor de toda a série histórica do Caged.

Conteúdos relacionados