Cerca de 20% dos eleitores esqueceram em quem votaram

Uma pesquisa pelo Instituto Sensus para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que cerca de 20% dos eleitores brasileiros já não se lembra mais em quem votou nas eleições de 2010.O esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma pesquisa pelo Instituto Sensus para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que cerca de 20% dos eleitores brasileiros já não se lembra mais em quem votou nas eleições de 2010.

O esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto. Em segundo lugar com maior grau de esquecimento foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.

Dos consultados pelo levantamento, 89,8% se lembravam em quem haviam votado para presidente da República e 80,6% de seu voto para governador.

Meios de informação

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%. Nos últimos lugares na preferência do eleitorado ficaram o jornal impresso, o rádio e revistas.

Ainda sobre os meios de informação, 79% responderam que assistem com freqüência a TV Globo. Em seguida aparece a TV Record com 60,4%; SBT, com 37,8% e TV Bandeirantes, com 25,6%.

Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria – 44,2% – afirmou que já estava decidido. Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas eleitorais na TV, com 15,5%.

Cargos em disputa

De acordo com a pesquisa, 63,8% dos eleitores consultados informaram corretamente os cargos em disputa (presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital), 27,9% deram resposta incompleta e 2,5% citaram outros cargos.

Por sua vez, 78,4% dos entrevistados afirmaram saber que havia duas vagas de senador em disputa nas eleições deste ano. Já 20,7% declararam desconhecer essa informação.

 

Funções de cada cargo

Sobre o nível de informação dos eleitores em relação ao papel de cada cargo em disputa, 75,3% dos consultados afirmaram estar bem informados sobre as funções do presidente da República, 68,9% sobre as de governador de Estado, 55,5% de senador, 56,7% de deputado federal e 56,6% sobre as funções do deputado estadual ou distrital.

A pesquisa foi realizada por meio de 2.000 entrevistas divididas nas cinco regiões do país e em 24 estados. Um sorteio aleatório selecionou 136 municípios dentro desse universo para entrevistar as pessoas logo após o segundo turno das eleições.

O estudo ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo. Com informações do TSE.

 

Conteúdos relacionados