Argentina quer discutir soberania das Ilhas Malvinas
A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, voltou a reivindicar hoje que o Reino Unido discuta a soberania das Ilhas Malvinas, após o aumento da tensão entre os dois países pela prospecção britânica de petróleo no arquipélago. “Tive o orgulho de receber em uma cúpula o apoio de todos os países da América Latina […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, voltou a reivindicar hoje que o Reino Unido discuta a soberania das Ilhas Malvinas, após o aumento da tensão entre os dois países pela prospecção britânica de petróleo no arquipélago.
“Tive o orgulho de receber em uma cúpula o apoio de todos os países da América Latina e do Caribe sobre as Malvinas”, disse a governante na inauguração de um novo curso legislativo no Parlamento.
Os 32 países da América Latina e do Caribe reunidos na Cúpula do Grupo do Rio, no México, aprovaram na semana passada por unanimidade a exigência da Argentina ao Reino Unido pela soberania das Malvinas.
“Vamos seguir pela linha da diplomacia, do direito internacional. Queremos nos sentar para discutir, levando em conta os interesses dos moradores do Reino Unido”, disse Cristina.
A presidente argentina considerou que o Reino Unido “pretende ter soberania a 14 mil quilômetros de distância das ilhas”, cujo domínio motivou em 1982 uma guerra entre os dois países.
A tensão entre Buenos Aires e Londres aumentou nas últimas semanas, após a notícia do início da prospecção de petróleo no leito marítimo das Malvinas, o que para o Governo argentino significa a exploração de recursos naturais que pertencem a seu país.
Na semana passada, e apesar dos protestos argentinos, uma plataforma petrolífera britânica foi transportada até um ponto situado 100 quilômetros ao norte do disputado arquipélago, informou a imprensa britânica.
O Governo da Argentina considera que essas operações violam sua soberania sobre as Malvinas, e impôs restrições aos navios que partem de terra firme rumo às ilhas.
O Reino Unido, que ocupa as Malvinas desde 1833, e a Argentina se enfrentaram em uma guerra pela soberania do arquipélago em 1982, conflito no qual morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.