Messi é eleito o melhor jogador do mundo e ganha quinta Bola de Ouro na carreira

Argentino perdeu para Cristiano Ronaldo nas duas últimas edições

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Argentino perdeu para Cristiano Ronaldo nas duas últimas edições

Após dois anos sendo desbancado por Cristiano Ronaldo, Lionel Messi voltou a ser eleito o melhor jogador do mundo. Nesta segunda-feira, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, o craque do Barcelona venceu o prêmio Bola de Ouro pela quinta vez. O camisa 7 do Real Madrid ficou em segundo lugar, seguido por Neymar.

Com 28 anos, o camisa 10 do time catalão já havia levantado o troféu em quatro ocasiões: 2009, 2010, 2011 e 2012 e, depois mais uma boa temporada com a equipe catalã, faturou o prêmio referente ao ano de 2015.

No ano passado, o argentino atuou em 61 partidas com a camisa blaugrana, marcando 52 gols e formando o trio MSN, ao lado de Neymar e Luis Suárez. O temido ataque, inclusive, balançou as redes 137 vezes em 2015 e conduziu o Barcelona a cinco títulos: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes.

Messi foi revelado nas categorias de base do Newell’s Old Boys, da Argentina, e se transferiu para o Barcelona em 2000. Após três anos, foi integrado à equipe profissional, mas assumiu o posto de estrela do time na temporada de 2008-09, quando participou da conquista da inédita Tríplice Coroa (Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões), além do Mundial de Clubes.

A partir daí, sua evolução a cada ano era evidente, até que, no dia 16 de março de 2014, se tornou o maior artilheiro do Barcelona, após marcar três gols na vitória por 7 a 0 sobre o Osasuna. Até o momento, foram 503 jogos pela equipe catalã e 430 tentos anotados.

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013 e 2014, mas voltou a ser desbancado por Messi. Em 2015, a estrela do Real Madrid marcou 57 gols em 57 jogos e se tornou o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, balançando as redes 88 vezes, oito a mais que o argentino. Porém, os merengues não conseguiram conquistar nenhum título no último ano.

O português iniciou sua carreira nas categorias de base do Andorinha e, após passar pelo Nacional da Madeira, assinou com o Sporting. Lá, subiu ao profissional em 2001 e se transferiu para o Manchester United em 2003, clube pela qual ganhou sua primeira Bola de Ouro, em 2008. No ano seguinte, foi vendido ao Real Madrid.

Enfrentando Messi e Cristiano Ronaldo, Neymar foi finalista do prêmio pela primeira vez, recolocando o Brasil na disputa, uma vez que, o último representante e ganhador foi Kaká, em 2007. Com 23 anos, o camisa 11 é um dos pilares da equipe e, em 2015, marcou 45 gols.

O primeiro clube de Neymar foi a Portuguesa Santista. Posteriormente, se transferiu para o Santos e subiu ao profissional em 2009. O atacante se destacou no Peixe e chamou a atenção dos gigantes europeus. Então, em 2013, trocou o Alvinegro Praiano pelo Barcelona.

Conteúdos relacionados

judocas