O time catalão venceu o Rayo Vallecano por 6 a 1

Domingo de manhã no Brasil é para dormir até mais tarde, jogar com os amigos ou assistir a Fórmula 1. Na Espanha foi dia de Barcelona. Pode parecer mentira, mas não é. O clube catalão realmente foi a campo nesta manhã. Não só jogou, como goleou o Rayo Vallecano por 6 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol.

Jogando no Camp Nou ao meio-dia na Espanha (8 horas no horário de Brasília), o Barça não encontrou muitas dificuldades para controlar o ousado visitante, que tem um estilo baseado no da equipe de Luis Enrique. Sem o suspenso Neymar, os catalães contaram com uma grande atuação da dupla Messi/Suárez. O argentino marcou três vezes e deu uma assistência, enquanto o uruguaio fez dois e sofreu um pênalti. Piqué completou o massacre.

Com a vitória, o Barcelona aproveitou o tropeço do Real Madrid, que perdeu para o Athletic Bilbao por 1 a 0, e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol. São 62 pontos contra 61 do maior rival.

Agora, os catalães vão ter mais de uma semana de descanso até o próximo compromisso. O time só volta a campo no dia 18 de março para o duelo de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Manchester City.

Fases do jogo: Preguiça? Sono? Todas as dúvidas sobre a atuação do Barcelona em um jogo ao meio-dia começaram a cair logo aos cinco minutos, quando Luis Suárez recebeu livre na área e bateu de trivela para abrir o placar.

O Rayo foi ousado, tentou impor seu estilo, que é similar ao do Barça. Assim, teve pressão na saída, passes rápidos e a tentativa do controle da posse de bola. Só que a defesa catalã soube lidar com o “próprio veneno” e não levou sustos no primeiro tempo.

Se não sofreu, também não criou muito. Os visitantes tiveram uma grande aplicação tática para evitar que Messi, Suárez e Pedro fizessem estrago.

Só que no segundo tempo não teve jeito. De cara, Piqué aproveitou o rebote no escanteio e marcou o segundo.

Em seguida começou o show de Messi. Discreto na primeira etapa, o argentino marcou três vezes em sequência. Primeiro, ele converteu um pênalti sofrido por Suárez, que culminou no segundo amarelo e na expulsão do zagueiro Tito. Vale destacar que o camisa 10 perdeu a cobrança, mas o árbitro mandou volta. Na segunda chance saiu o gol. Depois, Messi pegou o rebote de Suárez e marcou mais um. O terceiro foi naquela arrancada já conhecida, driblando um defensor, o goleiro e tocando para o gol vazio. 

A notícia ruim para os catalães foi a expulsão de Daniel Alves, que fez pênalti no brasileiro Léo Baptistão e levou o vermelho direto. Alberto Bueno diminuiu. Ainda deu tempo de Suárez fazer mais um e completar o massacre. 

O melhor – Messi – Após um começo frio, o argentino fez um segundo tempo primoroso e marcou três vezes no jogo, sendo fundamental para a vitória do Barça. De quebra, ele ainda alcançou Cristiano Ronaldo na lista de artilheiros da competição. São 30 gols no Espanhol.

O pior – Horário – Meio-dia na Espanha ou 8 horas no Brasil. O horário pode até ser bom para a torcida, mas está longe de ser ideal para os atletas.

Para lembrar

Sai zica!
Messi vinha em uma série negativa cobrando pênaltis. O azar foi embora neste domingo, só que por muito pouco. O argentino perdeu a primeira tentativa, mas o árbitro mandou voltar a cobrança. Na segunda chance não teve jeito e ele fez o terceiro do Barcelona.