Sem provas e taxa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou novo processo seletivo complementar com 571 vagas para , nos próximos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira),

Será realizado PSS (Processo Seletivo Simplificado Complementar) para contratação temporária de agente censitário supervisor (11) e recenseador (560) do Censo Demográfico 2022. De acordo com o IBGE, em Mato Grosso do Sul, há no total 571 vagas distribuídas nas duas funções em 22 municípios. Já para , são 380 vagas para o cargo de recenseador. O recenseador é o responsável por entrevistar os moradores para a coleta dos dados do Censo.

Os interessados podem comparecer, presencialmente, das 8h às 17h, na Unidade Estadual do IBGE, na Rua Barão do Rio Branco, 1.431, Centro), ou nos postos de coleta do IBGE distribuídos nas sete regiões administrativas do município.

As seleções por análise de currículos poderão ser feitas nos dias 13 e 14 de outubro. Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE e entregar o formulário de inscrição, disponível no site do IBGE, no Anexo III do edital do processo seletivo anterior (https://ftp.ibge.gov.br/edital/PSS_Censo_2022/PSS_Complementar_Censo_2022/19_2022/edital_20 22_19_REC_ACM_ACS_AnexoIII_Formulario_de_inscricao.pdf), devidamente preenchido e assinado.

Ainda de acordo com o IBGE, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas.

O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no endereço https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativade-remuneracao.html.

Os valores variam entre R$ 1.300,00 e R$ 3.000,00 mensais, podendo variar de acordo com o tempo de trabalho e grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Também há 46 vagas em Três Lagoas, 34 em Nova Andradina, 16 em Ivinhema, 14 em Sâo Gabriel do Oeste, 13 em Ribas do Rio Pardo, 11 em Bataguassu, 9 em Sidrolândia, 8 em Camapuã, entre outros municípios (veja na tabela 1 abaixo com os locais presenciais de inscrição).

A remuneração é por produtividade, de acordo com o número de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário.

Os recenseadores começaram a visitar todos os domicílios de Mato Grosso do Sul em 1º de agosto. Os funcionários que serão contratados nesse PSS complementar, ainda passarão por treinamento antes de ir a campo. A previsão é que a coleta acabe em dezembro. ACS e ACM

As vagas para as funções de Agente Censitário Supervisor – ACS e Agente Censitário Municipal (ACM) são para nível médio. A quantidade de vagas e os municípios estão relacionados na tabela 2. A duração do contrato é de até 5 meses. A jornada de trabalho obrigatória é de 40 horas semanais, sendo 8 horas