Inscrições para concurso de quadrilhas do Arraial de Santo Antônio vão até 4 de junho
Já estão abertas as inscrições para o concurso de quadrilhas do tradicional Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, festa que integra o calendário de eventos da Capital e que homenageia o santo padroeiro da Capital. O edital que define as regras do concurso foi divulgado pela Fundaçao Municipal de Cultura, na edição do dia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já estão abertas as inscrições para o concurso de quadrilhas do tradicional Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, festa que integra o calendário de eventos da Capital e que homenageia o santo padroeiro da Capital. O edital que define as regras do concurso foi divulgado pela Fundaçao Municipal de Cultura, na edição do dia 23 de abril do Diário Oficial do município (Diogrande). As inscrições podem ser entregues até o dia 4 de junho na sede da Fundac, localizada à rua Brasil, n° 464, Vila Marman.
Podem participar representantes de entidades, escolas e clubes. A premiação do concurso será de R$ 1.000,00 para o primeiro lugar e R$ 500,00 para o segundo lugar. O concurso será dividido em três categorias: quadrilha da melhor idade (integrantes acima de 45 anos), quadrilha jovem (acima de 16 anos) e a quadrilha especial (portadores de necessidades especiais). Cada quadrilha deve ter a participação de, no mínimo, oito e, no máximo, 20 casais.
O concurso será realizado no decorrer dos quatro dias do evento, sendo desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, as duas primeiras colocadas de cada categoria estarão classificadas automaticamente para a grande final. E na segunda etapa, será realizada a grande final, com classificação geral por categorias das quadrilhas vencedoras.
Quadrilha – A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar.
A quadrilha é comandada por um marcador/cantador, ao vivo, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. A marcação apresentada é uma das mais tradicionais e simples e deve ser utilizada obrigatoriamente pelos participantes.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.