Edital regulamenta apoio cultural para festeiros de São João em Corumbá
A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, em Corumbá, lançou um edital que regulamenta o recebimento de verba pública, denominada apoio cultural, para os festeiros de São João nas comemorações deste ano. O documento nº 06/01/2012, assinado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Cássio Augusto da Costa Marques, vincula o recadastramento e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, em Corumbá, lançou um edital que regulamenta o recebimento de verba pública, denominada apoio cultural, para os festeiros de São João nas comemorações deste ano. O documento nº 06/01/2012, assinado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Cássio Augusto da Costa Marques, vincula o recadastramento e a participação dos festeiros nos anos de 2010 e 2011 durante a festa oficial do município, intitulada Arraial do Banho de São João.
Segundo o superintendente de Cultura de Corumbá, José Antônio Garcia, o cadastramento começou às 14 horas de terça-feira, 12 de junho, e segue até às 17 horas, do sábado, 16 de junho, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), localizada na Praça da República, 119, das 08h às 17 horas.
Para se recadastrar, o festeiro precisará apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Depois do período de recadastramento, uma relação com os nomes de todos os contemplados será divulgada.
O edital ainda instala a Comissão dos Festejos de São João, que ficará responsável por averiguar a participação dos festeiros, durante o momento da descida até o rio Paraguai do andor, procedendo o registro em uma folha de presença.
De acordo com José Antônio Garcia, essas medidas ajudam a salvaguardar o festejo de São João, que busca o reconhecimento como patrimônio imaterial cultural brasileiro. Ele lembrou que, no mais recente cadastro (2011) da Superintendência de Cultura, há nomes de 112 festeiros aptos a receberem o apoio cultural e destaca a importância do cadastramento para os novos.
“Em nossos registros, a festeira mais antiga realiza a festa desde 1954, entretanto há casos de pessoas que não realizam mais, que se mudaram da cidade e não podemos deixar que essa nossa tradição se perca. Quem não está cadastrado, mesmo não podendo receber o apoio nesses primeiros anos, é salutar que venha deixar sua festa registrada”, disse.
O documento ainda estipula que, em 2013, os mesmos procedimentos serão adotados e define como participação “a descida do andor no dia 23 de junho de 2012, no trecho do início da ladeira Cunha e Cruz em direção à praia do Porto Geral e proceder a lavagem do andor e retornar até à parte alta da ladeira Cunha e Cruz”. A comprovação desta participação será feita mediante registros fotográficos da Comissão dos Festejos de São João.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Em um ano área queimada no Pantanal triplicou, aponta levantamento do Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Idoso é morto a facadas após bebedeira em aldeia de Bela Vista
Argemiro foi socorrido ao hospital de Bela Vista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.