Os candidatos que participaram do concurso para o cargo de Enfermeiro Generalista do HU (Hospital Universitário) de Dourados estiveram na tarde desta sexta-feira no MPF (Ministério Público Federal) e decidiram que na próxima terça-feira vão impetrar um mandato de segurança pedindo a anulação da prova.

A denúncia mais grave feita pelos candidatos é que dezoito da prova que foram plagiadas de um livro de perguntas e respostas sobre enfermagem.      A informação foi prestada pelo técnico em enfermagem Gilmar de Holanda que participou do concurso e lidera o movimento.

A denúncia de plagio foi feita no início de maio mas somente na semana passada é que o MPF orientou a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) a apenas anular quinzes questões que continham irregularidades.  Os candidatos não ficaram satisfeitos com a decisão do MPF e acreditam que a anulação da prova é o melhor caminho

O concurso foi realizado pela UFGD instituição mantenedora do HU que contratou o UFG (Universidade Federal de Goiás) para elaborar a prova e realizar o concurso para o Hospital Universitário. Em algumas questões perguntas e respostas foram copiadas na integra, segundo os candidatos.

O plagio, segundo a denúncia, foi feito do livro “Perguntas e Respostas Comentadas de Enfermagem” pertencente à Coleção Bizu publicado pela Editora Rúbio.

Na verdade este livro é uma “conhecida” apostila pelos profissionais de enfermagem impressa em forma de brochura com 415 páginas de perguntas e respostas.

Um dos itens do contrato firmado entre UFGD e UFG dizia que as questões deveriam ser inéditas.