Pular para o conteúdo
Economia

Recurso para salvar da falência, recuperação judicial foi saída para 26 empresas em 2022

A recuperação judicial é um recurso mediado pela justiça e uma maneira legal de negociar débitos com credores para evitar a falência das empresas com dívidas
Priscilla Peres -
Recuperação judicial é recurso para empresas (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

No ano passado, 26 empresas de recorreram à recuperação judicial para pagar suas dívidas. O recurso mediado pela justiça é uma maneira legal de negociar débitos com credores e evitar a falência.

Dados da Serasa Experian mostram que, em 2022, 12 empresas de Mato Grosso do Sul tiveram recuperação judicial deferida, sete entraram com o pedido na Justiça e outras sete tiveram o pedido concedido.

Os números são maiores que os de 2021, quando 20 empresas recorreram à recuperação judicial, sendo cinco requeridas, três deferidas e 12 concedidas. As falências somaram duas requeridas em 2022 e 13, sendo três requeridas e 10 decretadas, em 2021.

Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/MS, o advogado e professor Rafael Campos Macedo Britto explica que a recuperação judicial é um processo com o objetivo de fazer com que a empresa se recupere, saindo da crise onde está.

“É um mecanismo legal, permitido pela lei, onde o empresário devedor consegue reorganizar sua vida financeira e as dívidas com credores. A falência também é um processo judicial que envolve empresa em crise financeira, mas uma crise irrecuperável, quando não há chances de renegociar as dívidas e se reerguer”, explica.

Como funciona a recuperação judicial

A recuperação judicial e a falência são reguladas pela Lei 11.101, que sofreu alterações em 2020, com a aprovação da Lei 14.112. São tais legislações que definem quais empresas podem requerer os recursos e em que condições eles se dão.

A recuperação exige um passo a passo, como explica o advogado Rafael Campos Macedo Britto. “A empresa primeiro protocola na Justiça seu pedido de recuperação judicial, o juiz precisa analisar se a empresa preenche os requisitos legais e se entregou todos os documentos necessários. Ele também pode determinar realização de perícia na empresa”, detalha.

Estando tudo certo, a recuperação judicial passa de requerida para deferida e então começa outra etapa. “É feita uma assembleia geral de credores, reúnem-se todos e o empresário apresenta um plano de recuperação, onde explica de qual forma pode pagar suas dívidas. Os credores votam se aceitam ou não receber daquela forma e, se aceitarem, a recuperação judicial é concedida. Se não aceitarem, a empresa vai para falência”.

Diferente da recuperação judicial onde o empresário negocia com os credores, na falência não há negociação. “Quando a empresa tem a falência decretada, os bens são separados, avaliados e vendidos para pagar os credores em uma ordem definida pela lei”, explica o advogado.

Quem pode pedir o recurso

O pedido de recuperação judicial pode ser feito exclusivamente por empresas, englobando também produtores rurais. Mas não basta ter CNPJ, já que cooperativas, ONGs, associações, sociedades e empresas públicas não podem aderir ao recurso.

Empresas cujo administrador majoritário foi condenado por crime previsto na Lei de Recuperação de Empresas também ficam impedidas de solicitar a recuperação judicial.

Assim que o pedido é aceito pelo juiz, a empresa ganha brecha de 180 dias de protestos e cobranças suspensos. Mas tem 60 dias para apresentar a proposta de renegociação com seus credores. Se tudo der certo, em dois anos o processo judicial é arquivado.

Caso a empresa não cumpra o plano aprovado, seus credores podem pedir a falência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pane no Ifood? Usuários de Android relatam instabilidade no aplicativo em Campo Grande

santa catarina

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

proteger senha dados

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Vítima parou o veículo para verificar carroceria quando foi surpreendido pelos disparos

Le Blog Maria Antonia

Bradley Cooper é confirmado em “Superman”, novo filme da DC

Bradley Cooper está oficialmente no universo cinematográfico da DC! A menos de um mês da aguardada estreia de Superman, o diretor James Gunn confirmou a presença do astro no elenco do novo filme , e ele não estará sozinho. Pom Klementieff e Michael Rooker, que também brilharam em Guardiões da Galáxia, se juntam à produção … Continued

MidiaMAIS

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido e foi apresentado no Festival Cine Aves

Cotidiano

Incêndio destrói casa e família pede ajuda para recomeçar na Capital

O casal tem dois filhos pequenos e pede ajuda para recomeçar