A restituição do para pessoas físicas está no segundo lote de 2022 e a abre nesta quinta-feira (23) a consulta ao pagamento. O lote atenderá contribuintes que não fazem parte das prioridades legais e terá correção de 1% com base na taxa básica de juros (Selic).

A consulta costuma ser liberada a partir das 9h (horário de Mato Grosso do Sul), no site da Receita ou pelo Portal e-CAC. O depósito dos valores será feito na quinta-feira (30), na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

Como consultar

Restituição terá consulta aberta às 9h de MS (Reprodução)

A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”.
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”.
  3. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”.
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Segundo a Receita, mensalmente, o órgão recebe da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. No primeiro lote, a ordem de prioridade para recebimento de restituição incluiu idosos, com preferência para os maiores de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do segundo lote, os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes.

O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração. Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

Veja o calendário de pagamento da restituição do IR 2022

O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio, destinado aos contribuintes com preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

Os pagamentos variam conforme a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro. Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

LoteData do pagamento
já pago
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro
Restituição já teve calendário divulgado pela Receita (Reprodução)