A Receita Federal informou, nesta sexta-feira (3), que já leva atendimento a 60% da população de Mato Grosso do Sul. Isso significa que 1,6 milhão dos 2,8 milhões de habitantes do Estado já têm – ao seu alcance – os serviços do órgão, que, para a , significa um número maior de contribuintes.

Tratam-se dos PAVs (Pontos de Atendimento Virtual), que estão sendo possíveis graças à parceria com as prefeituras. Até o momento, além de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, e Mundo Novo, os contribuintes dispõem de serviços em outros 13 municípios. Nesta sexta-feira (3) será inaugurado o PAV em Inocência, município localizado a 330 quilômetros da Capital.

A expectativa do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto, é que a parceria alcance 70% da população, ou cerca de 2 milhões de pessoas, até o final do ano. Há acordo assinado com outras 13 prefeituras, o que elevará para o mínimo de 26 pontos de atendimentos instalados. A expectativa é que os serviços da Receita estejam disponíveis em 100% dos 79 municípios em até dois anos.

O PAV é uma extensão da Receita Federal onde não há unidade do órgão. Por meio desses locais, os contribuintes poderão receber orientação dos portais online, enviar e receber documentos para a Delegacia. “Os prefeitos estão recebendo muito bem o projeto porque sabem que será um benefício direto para o cidadão da sua cidade. Nosso objetivo é atender o contribuinte no lugar mais longínquo”, comenta.

O PAV já funciona em Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Eldorado, Aparecida do Taboado, Corguinho, Coxim, Bonito, e Figueirão. Outras 13 prefeituras assinaram o acordo de cooperação com a Receita Federal: Cassilândia, Terenos, Jardim, Juti, Sete Quedas, Brasilândia, Alcinópolis, Paranhos, Costa Rica, Itaporã, e Maracaju.