Confira onde fazer recadastramento do CadÚnico em Campo Grande para receber o Auxílio de R$ 600
Beneficiário do Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) deve fazer o recadastramento
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) pode realizar o recadastramento em 25 unidades da SAS (Secretaria de Assistência Social) em Campo Grande. Quem é beneficiário de programas sociais do governo federal, como do Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) deve fazer o recadastramento.
Os usuários podem procurar os 21 Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os 6 CC (Centro de Convivência), a sede da SAS (localizada na Rua dos Barbosas, 321, Vila Amambai), ou a sede da Sejuv (localizada no Shopping Marrakech, Rua 25 de Dezembro, 924 – 3º andar, Centro) para fazer o recadastramento.
O recadastramento do Cadastro Único é necessário para todos os beneficiários de programas sociais do governo federal. Para fazer o recadastramento, o responsável familiar deve ir até uma das unidades de posse de todos os documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento/Casamento e Conta de luz) e fazer o recadastramento.
Prazo de Recadastramento
Nos últimos dois anos – devido ao período crítico da pandemia – muitas famílias deixaram de atualizar ou não informaram se tem alguma renda proveniente de trabalho, entre outros, para ter direito aos programas. Agora o Governo Federal está averiguando os dados para conceder os benefícios.
Para refazer o cadastramento, os grupos foram divididos em dois:
- Revisão Cadastral – é o procedimento que tem como objetivo solicitar a atualização dos registros do Cadastro Único pelas famílias identificadas que estão há mais de dois anos sem nenhuma alteração.
- Averiguação Cadastral – consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único a partir de dados de outros registros administrativos do Governo Federal. A comparação dessas informações permite identificar inconsistências, que deverão ser tratadas por meio da atualização cadastral.
As famílias da Averiguação podem ter bloqueios no PAB até agosto/2022, podendo ter os benefícios do PAB e da TSEE cancelados a partir de setembro/22. Já as famílias em revisão cadastral começam a ter benefícios do PAB bloqueados em novembro e dezembro/22, podendo ter os benefícios do PAB e da TSEE cancelados a partir de dezembro/22.
Desta forma, as famílias que se encontram em algumas das duas situações devem atualizar o cadastro para não ter repercussões nos benefícios.
“Não perca seu benefício”
Desde agosto do ano passado, a SAS tem traçado estratégias de orientação e atualização cadastral das famílias, como por exemplo a campanha “Não perca seu benefício” lançada em outubro de 2021 em parceria com a Semed e Agetec. A campanha convocou, a partir de cartas, divulgação em TV, rádio, entre outros meios de comunicação, as famílias para atualizarem os cadastros e evitarem o bloqueio ou suspensão dos benefícios. Atualmente a SAS realiza em média 7.000 atendimentos (atualização/inclusão) por mês.
Notícias mais lidas agora
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
Últimas Notícias
Criança se recupera há duas semanas de 1,1 mil picadas de abelha
Criança está internada em Campo Grande
Homem é morto após discutir com ex-mulher e ameaçar esfaqueá-la em Corumbá
Vítima invadiu casa da ex e a ameaçou com uma faca, mas foi contido por casal
Prefeitura da Capital confirma seis novas ambulâncias para atendimentos do Samu
Veículos fazem parte de compromisso firmado com Ministério da Saúde em 2021
PF cumpre 10 mandados em operação que investiga compra de votos em nome do Naviraiense
Posto de gasolina chegou a ficar sem combustível para viaturas por conta do esquema criminoso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.