Aqueles que deixaram para declarar o ( de Pessoa Física) ou precisam de outros serviços da estão enfrentando instabilidades nesta terça-feira (31). Hoje, encerram-se os prazos para a entrega da declaração e para adesão ao Relp (Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional).

Um dos canais digitais usados pelo órgão, o portal eCAC, está apresentando instabilidade desde às 8h (horário de MS), conforme o Downdetector – que monitora o funcionamento de serviços online. O prazo de adesão do Relp foi prorrogado para sexta-feira (3), mas a entrega do IRPF deve ser feita até às 22h59 (de MS).

Os acessos por parte de contribuintes e outros profissionais devido aos prazos finais pode ter ocasionado a instabilidade. Usuários relatam problemas variados de acesso nas redes sociais. “Está horrível. Não só o eCAC, mas a Receita Federal toda. Não consigo acessar eCAC e não consigo acessar o Rede Sim”, reclamou uma internauta.

“Infelizmente o sistema com muita instabilidade desde ontem. Cheguei a entregar a declaração, porém, não dá pra saber se foi processado, se caiu na malha fina ou etc.. Sem contar que os campos para retificação e outros estão todos inabilitados. Hoje o sistema está off o dia todo!”, escreveu outro.

Alternativas para declarar o IRPF

Além do eCAC, a declaração do imposto de renda também pode ser preenchida pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets (Android e iOS) e também baixando o programa do IRPF pelo computador.