MEI deve realizar Declaração Anual do Simples Nacional até dia 30 de junho; confira como fazer

A entrega da declaração é obrigatória mesmo para empresas que tenham encerrado suas atividades no ano passado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Sebrae

O prazo para o MEI (Microempreendedor Individual) realizar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional encerra no dia 30 de junho. A declaração é relativa ao exercício do ano passado. A entrega é obrigatória mesmo para empresas que tenham encerrado suas atividades no ano passado.

A não declaração dos rendimentos de 2021 pode ter multa de no mínimo R$ 50,00 ou de 2% ao mês e receberá uma notificação de lançamento da multa por atraso. Caso o pagamento da multa seja realizado em até 30 dias, a multa é reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.

A data de entrega estava prevista para 31 de maio, mas a Receita Federal alterou o prazo no mês de abril. É possível realizar todo o processo da declaração pela internet.

Como fazer a declaração?

Para realizar a declaração anual, o MEI deve acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações de como proceder. Clique na aba de serviços e em seguida em “Faça sua declaração anual de faturamento”. É preciso enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior do MEI de forma a separar as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal.

Para mais informações, entre em contato na Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

Conteúdos relacionados

(Nathalia Alcântara, Midiamax)