Com consumo de etanol em baixa, indústrias apostam no açúcar e exportações disparam em MS
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe reflexos positivos para a produção de açúcar em Mato Grosso do Sul. De janeiro a julho, houve aumento de 207% no volume de exportações da commodity no Estado, conforme dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). De acordo com os dados, MS exportou 309 mil toneladas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe reflexos positivos para a produção de açúcar em Mato Grosso do Sul. De janeiro a julho, houve aumento de 207% no volume de exportações da commodity no Estado, conforme dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
De acordo com os dados, MS exportou 309 mil toneladas de açúcar bruto, um aumento de 207% em comparação ao comercializado no mesmo período de 2019, que foi de 100,6 mil toneladas.
Então, no período de 7 meses, a receita com as exportações passou de U$ 29 milhões para U$ 79 milhões – um salto de 176%. Nos 12 meses de todo o ano passado foram exportadas 238 mil toneladas de açúcar, o que resultou em uma receita de U$ 67 milhões.
A justificativa para o aumento é a forte demanda exterior para o açúcar. “A pandemia da Covid-19, que reduziu o consumo de etanol devido ao isolamento social. A valorização do dólar e a demanda externa, porque outros países tiveram quebras na sua produção. E com o baixo consumo de etanol no primeiro semestre, as indústrias focaram na produção de açúcar”, analisa o consultor técnico do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Clóvis Tolentino.
Atualmente, segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul é o quarto estado do Brasil em produção de cana-de-açúcar. O estado possui 709 mil hectares de área plantada, ficando atrás de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.