Iagro realiza levantamento de doenças e pragas nas lavouras de MS
Estudo acontecerá de dezembro a fevereiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudo acontecerá de dezembro a fevereiro
O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizará um levantamento nas lavouras de vários municípios do estado para monitorar a incidência e nível de infestação de pragas e doenças. As visitas serão realizadas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a fim de verificar a existẽncia da Helicoverpa armigera, ferrugem asiática e de lesmas no Estado.
O objetivo do levantamento é monitorar a incidência e nível de infestação da Helicoverpa armigera nas lavouras de soja em estágio inicial vegetativo. Os focos de ferrugem asiática serão verificados nos municípios de Amambai e Dourados, onde o Consórcio Antiferrugem, que trabalha por meio de parceria público-privada no combate à doença, recebeu recentes notificações. A alta infestação de lesmas também será monitorada durante os trabalhos.
A Helicoverpa armigera ataca mais de cem espécies cultivadas ou não, como soja, milho, café e sorgo. Filipe Petelinkar, que é o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, que fará o levantamento, diz que “até o momento a doença não foi constatada em nível de dano econômico ao produtor do Mato Grosso do Sul e não estamos em estado de emergência fitossanitária para esta praga”. Ele informou que amostras de sete propriedades foram enviadas e em 5 amostras foi constatada a presença da Helicoverpa armigera, o que é “um sinal de que está controlada com o monitoramento e aplicação de produtos”.
Para ter controle da Helicoverpa armigera, Filipe alerta que o produtor de soja deve utilizar as técnicas do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e, quando necessário e recomendado por engenheiro agrônomo, deve aplicar produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Caso o produtor venha a ter dificuldades para realizar o controle pode entrar em contato com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para receber apoio”, esclareceu.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Empresa receberá R$ 268,5 mil para fornecer material didático para professores de Rio Verde de Mato Grosso
Educadores fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Motorista invade calçada e derruba postes na Lagoa Maior em Três Lagoas
Segundo a policía, as marcas de pneus indicam que o veículo estava em alta velocidade
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.