Crise: comércio teve o pior Natal dos últimos quatro anos na Capital

Crise fez consumidor gastar menos no comércio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Crise fez consumidor gastar menos no comércio

O comércio de Campo Grande teve o pior Natal dos últimos quatro anos, de acordo com o boletim econômico divulgado neste sábado (16) pela ACICG Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. Os números ser referem ao índice MCV (Movimento do Comércio Varejista).

O primeiro período analisado pelo MCV/ACICG compreendeu os meses de novembro e dezembro, e os comparou com o mesmo período de 2014.

No mês de dezembro, o boletim apurou o registro de 101 pontos. Os especialistas analisaram o aumento em relação a novembro (84 pontos) como natural, já que há a injeção de recursos adicionais oriundos do 13º salário.

Porém, se comparado aos meses de dezembro dos anos anteriores, o número ficou abaixo dos já obtidos: 2012 (137 pontos); 2013 (109 pontos); 2014 (120 pontos).

De acordo com a ACICG, o índice é composto de dois outros subíndices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que é o índice que analisa as transações entre pessoas físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que é o índice que avalia as transações entre as empresas.Crise: comércio teve o pior Natal dos últimos quatro anos na Capital

A previsão do economista da ACICG Normann Kallmus para janeiro deste ano é de que caso se repita o comportamento sazonal verificado nos anos anteriores, o índice de transações entre empresas deverá ter um leve aumento em janeiro, colaborando para reduzir o impacto da provável queda do componente MCV-PF. O comportamento é justificado por conta de que muitas empresas reduzem as atividades no fim do ano e várias concedem férias coletivas.

Conteúdos relacionados