“Inflação de 10,7% faz queda nas vendas ser ainda maior”, diz presidente da ACICG

Vendas não foram nada animadoras em 2015

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vendas não foram nada animadoras em 2015

Com a crise econômica de 2015, muitos consumidores deixaram de ir às compras. O comércio varejista viu uma baixa expressiva em 2015. As vendas no comércio dos shoppings teve queda de 1% em relação ao ano passado, registrando, segundo números da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings), o pior Natal dos últimos 10 anos.

Para o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Omar Pedro de Andrade Aukar, o resultado se deve ao cenário econômica atual. “Nós tivemos 10,7% de inflação neste ano. Se contarmos com a inflação, teremos quase 12% a menos de venda, é muito. Nem o aumento expressivo nas vendas, que ocorreu depois da 1ª quinzena deste mês, ameniza essa queda”, explica.

“Lojistas com produto de menor valor venderam mais e sofreram menos, já aqueles com valor mais elevado venderam menos”, explica Omar.

As vendas registradas durante todo o ano de 2015 nos centro comerciais, no entanto, superaram as de 2014 em 1,07%: “Inflação de 10,7% faz queda nas vendas ser ainda maior”, diz presidente da ACICGtotalizaram R$ 145 bilhões, ante R$ 143,47 bilhões no ano passado. Descontada a inflação, porém, as vendas foram de R$ 130,5 bilhões, uma queda de 2,82% no ano em relação a 2014, o maior recuo da última década. No entanto, considerado os valores deflacionados, as vendas de 2015, nos últimos 10 anos, só não foram maires que as de 2014 (R$ 134,29 bilhões).

De acordo com a Alshop, os resultados foram influenciados pela dificuldade de obtenção de crédito, associado a período de aumento de juros; elevação do dólar, o que gerou aumento de preços em vários segmentos; a alta do desemprego, da inflação e a insegurança em relação às medidas econômicas adotadas.

“Para 2016, de acordo com os dados que temos, as vendas no primeiro semestre deverão ser iguais às do primeiro semestre de 2015, o que será considerado um resultado bom”, disse o diretor de Relações Institucionais de Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva.

Conteúdos relacionados